Conexão Governança Interior Paulista é realizado na PUC-Campinas

Evento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa com apoio da Universidade abordou temas importantes, como o ESG e a gestão de partes interessadas em momentos de crise

A PUC-Campinas recebeu, nessa quinta-feira, 1º de agosto, o “Conexão Governança Interior Paulista: Gestão de partes interessadas em situações de crise”, promovido pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), com apoio da Universidade. As atividades foram realizadas no Mescla, no Campus I.

A abertura do evento foi feita pelo Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior. “A expectativa é que essa parceria com o IBGC continue junto aos projetos que a Universidade vem desenvolvendo, seja no que diz respeito a projetos de inovação e empreendedorismo, ou também nos projetos que estão voltados para a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e a formação e capacitação de nossos estudantes para atender às demandas dos setores produtivos local e do Estado de São Paulo”, disse o Reitor.

O evento teve painéis e mesa-redonda sobre temas importantes na vida das empresas, instituições e sociedade. Raphael Martins Bombonato, diretor de Governança Corporativa no Grupo CPFL Energia, falou sobre “Gestão de partes interessadas em situações de crise” no primeiro painel. Depois, foi a vez do professor e empresário Ricardo Young, sócio-diretor da CT&I Brasil, ministrar o segundo painel, sobre “Experiência nas temáticas ESG dentro do contexto atual”.

“O ESG decorre de uma nova abordagem da gestão, que é a abordagem multi stakeholder: uma abordagem em que as empresas precisam gerar valor para todas as partes relacionadas. Agora, como gerar valor se a empresa não conhece essas múltiplas dimensões da realidade de todas as partes, inclusive a questão socioambiental? O gestor geralmente é formado para operar empresas e o ESG abre a oportunidade para que ele amplie o conhecimento para uma visão mais sistêmica, que permita uma gestão estratégica que, efetivamente, gere valor para todo o conjunto”, disse o professor.

No fechamento das atividades, foi realizada uma mesa-redonda para debate com os palestrantes. A Profa. Dra. Glauce Almeida Figueira, coordenadora da Pós-Graduação EAD em ESG – Environmental, Social and Corporate Governance da PUC-Campinas, participou e também contribuiu para responder às perguntas dos participantes. “O evento superou as expectativas. Tanto a palestra do Raphael e Gabriela, sobre a atuação na gestão de crise pela CPFL no período das inundações no Rio Grande do Sul, como a palestra do Prof. Ricardo Young, sobre a cultura ESG dentro das organizações, foram excepcionais. O debate final, no qual participei, foi um momento de ótima interação com a plateia e fechou com chave de ouro uma manhã de muito aprendizado”, afirmou a docente.

Para a Pró-Reitora de Inovação, Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos, a iniciativa é um passo importante para a Universidade. “O evento é importante na medida em que proporciona para nós essa aproximação com o meio empresarial e a consolidação de uma parceria com o IBGC, que preza pelos mesmos valores que nós: por inovação na sociedade e nas organizações, com valores de respeito ao meio ambiente, à sociedade e à governança corporativa”, comentou.

Carlos Giacomeli
2 de agosto de 2024