Dora Kaufman traz os desafios da Inteligência Artificial em Semana do Planejamento Acadêmico-Pedagógico
Professora da PUC SP e especialista no tema trouxe à luz este que já faz parte da Educação nas Universidades
O evento de abertura da Semana de Planejamento Acadêmico-Pedagógico do segundo semestre foi realizado nesta sexta-feira, 2 de agosto, e contou com uma palestra sobre “Inteligência Artificial na Educação – Oportunidades e Desafios”, ministrada pela Profa. Dra. Dora Kaufman, especialista no tema. O evento reuniu professores de toda a Universidade, que ocuparam a capacidade total do Auditório do Campus I.
A agenda teve a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; do Vice-Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; dos Pró-Reitores, Decanos, Diretores, Coordenadores e docentes da Universidade.
A abertura foi feita pelo Reitor, que ressaltou a importância do reencontro com a esperança que a educação proporciona para a humanidade. “É um momento importante de retomada das atividades acadêmicas no segundo semestre. E retomar promovendo o encontro é algo muito bom, porque o primeiro passo é encontrar com os colegas, os amigos, saber se estão bem, com saúde e animados para continuar a jornada do segundo semestre. Em segundo, esse encontro mantém a chama da esperança de que nós podemos fazer a diferença no dia a dia, nas salas de aulas, nos laboratórios. E isso significa propiciar aos nossos estudantes uma formação que não se restringe a uma capacitação técnica, mas que aponta para uma formação integral da pessoa humana, conforme orientação do magistério da igreja”, disse o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.
Na sequência, a Pró-Reitora de Graduação falou sobre a importância de planejar o semestre durante todo o período. “O planejamento é permanente e contínuo, porque é importante que a Universidade sempre se atualize e esteja atenta às questões mundiais e locais”, comentou a Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta.
Cláudio Porto, consultor da Macroplan, falou à comunidade sobre a modernização de processos e a busca por uma Universidade cada vez mais atual. “É uma mudança complexa e ampla que estamos trabalhando há 3 anos. Esse processo de construção envolveu o Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitores, Decanos e equipes das escolas. Eu estou muito otimista, será uma grande revolução dos processos acadêmicos”, disse.
Depois, foi a vez da palestra com a professora Dora Kaufman, que trouxe os impactos das novas tecnologias de inteligência artificial na educação e no futuro dos profissionais. “A inteligência artificial está mudando a lógica do funcionamento da sociedade e da economia. Então, ela tem que ser discutida em todos os ambientes, e, fundamentalmente, em ambiente educacional. Primeiro porque ela tem impactos na educação, na aprendizagem, em como se transmite, se busca e se pesquisa o conhecimento. Em um segundo momento, porque ela vai impactar a vida futura dos profissionais. Desse modo, é um tema que permeia todos os ambientes”, explica a docente.
A programação seguiu pelo período da tarde com uma nova palestra da professora Dora Kaufman sobre “Inteligência Artificial e Integridade Científica” e outra com a Gerente de Inovação da PUC-Campinas, Diane Teo de Moraes, sobre “Proteção da Propriedade Intelectual na PUC-Campinas: introdução à propriedade intelectual, seu uso estratégico e como se dá o processo de análise por meio de comunicado de invenção”, também voltada à pesquisa.