Engenharia de Controle e Automação da PUC-Campinas confirma excelência com nota 5 do MEC

Curso obtém nota máxima e representa mercado promissor em empregabilidade

O curso de Engenharia de Controle e Automação da PUC-Campinas é uma excelente opção para quem busca qualidade e empregabilidade. Classificado pelo MEC (Ministério da Educação) com a nota máxima de análise de cursos – nota 5, a graduação oferece oportunidades em um setor em alta de empregabilidade.

A Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) forma profissionais que planejam, desenvolvem e operam equipamentos e sistemas com o objetivo de automatizar processos produtivos que antes eram realizados manualmente. É a área, dentro da engenharia, voltada ao controle de processos industriais e automação de processos de manufatura, utilizando-se, para isso, de elementos sensores, elementos atuadores, sistemas de controle, sistemas de supervisão e aquisição de dados e outros métodos que utilizam recursos e acompanham o desenvolvimento tecnológico atual, integrando grandes áreas do conhecimento, como a mecânica, elétrica, eletrônica, computação e informática.

“O mercado de trabalho para os formados em Engenharia de Controle e Automação é extremamente promissor. Com a crescente demanda por automação e inovação tecnológica nas indústrias, os profissionais dessa área encontram amplas oportunidades em diversos setores. Desde a automação industrial, passando pela robótica, até a Internet das Coisas (IoT). As possibilidades são vastas. Em Campinas, um dos maiores polos tecnológicos do Brasil, as oportunidades são ainda mais abundantes. Empresas de tecnologia, centros de pesquisa e indústrias de alta tecnologia constantemente buscam engenheiros capacitados para otimizar seus processos e desenvolver novas soluções. Além disso, a versatilidade da formação permite que os engenheiros de controle e automação atuem em áreas como manutenção, gestão de projetos, desenvolvimento de sistemas inteligentes e consultoria técnica, ampliando ainda mais seu campo de atuação”, explica o coordenador do curso, Prof. Me. Lorenzo Coiado.

Na PUC-Campinas, o curso oferece inúmeros diferenciais, que o credenciam a nota máxima na análise do MEC. “A Universidade oferece laboratórios de ponta que permitem aos alunos experimentarem, na prática, o que aprendem em teoria. Além disso, o corpo docente é composto por profissionais com vasta experiência, tanto acadêmica quanto industrial, proporcionando uma visão integrada e aplicada do mercado de trabalho. A PUC-Campinas também mantém parcerias estratégicas com empresas de tecnologia e indústrias, possibilitando estágios e projetos conjuntos, que garantem uma formação alinhada com as necessidades do mercado”, salienta o professor Lorenzo.

O MEC considera, em sua avaliação, diversas questões. Na dimensão Organização Didático-Pedagógica, são avaliados aspectos como estrutura curricular, perfil profissional do egresso, conteúdos curriculares, apoio ao discente, metodologia e tecnologias de informação e comunicação, entre outros.

Na dimensão de Corpo Docente e Tutorial, são analisados indicadores como regime de trabalho, experiência profissional dos docentes, titulação e produção científica. Já na Infraestrutura, são considerados itens como salas de aula, espaços de trabalho, laboratórios e bibliografia.

“Vários aspectos do curso de Engenharia de Controle e Automação da PUC-Campinas foram valorizados: a infraestrutura de ensino; a qualidade do corpo docente; o currículo do curso, que é constantemente atualizado para refletir as últimas tendências e demandas do mercado de tecnologia; a integração de disciplinas práticas e teóricas; além de projetos interdisciplinares e oportunidades de pesquisa, que contribuíram para uma formação abrangente e diferenciada”, completa o coordenador do curso.

Quer saber mais sobre o curso de Engenharia de Controle e Automação? Clique aqui

Carlos Giacomeli
6 de agosto de 2024