PUC in Concert abre o semestre com quatro apresentações de música de câmara

As performances acontecem em ambos os campi e em vários horários ao longo do mês de agosto

O PUC in Concert, projeto musical criado em 2020 pelo Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas com o intuito de apresentar um retrato musical de diferentes culturas, por meio de performances que reflitam essa realidade, traz à comunidade acadêmica, neste mês de agosto, quatro shows, que serão realizados em ambos os campi da PUC-Campinas, em diversos horários.

O Grupo Sabiá fará duas apresentações no PUC in Concert. O repertório do quinteto de sopros passa por diversos gêneros musicais, desde as danças africanas e a modinha europeia do meio do século XIX até o samba e o baião do início do século XX.

Os dois primeiros acontecem nesta quarta-feira, dia 7 (às 12h, no mezanino da Praça de Alimentação do Campus II, e às 18h40, no palco interno da Praça de Alimentação do Campus I), com o Grupo Sabiá. Formado em 2019, o quinteto de sopros conta com Lucas Lira na flauta transversal, Ellen Freitas no oboé, Julio Oliveira no clarinete, Lucas Renan Muniz no fagote e Jaqueline Theoro na trompa, além de Adilson Filho na percussão.

O repertório da banda, cujos músicos são da região de Americana, passa por diversos gêneros musicais, desde as danças africanas e a modinha europeia do meio do século XIX até o samba e o baião do início do século XX, retratando o intercâmbio entre as culturas europeia e africana, que formam a pluralidade da música do Brasil. A escolha do nome do grupo é uma referência ao sabiá-laranjeira, ave de canto belo e melodioso considerada um símbolo de nosso país.

No dia 21, às 18h40, no palco do piso térreo (convívio) da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (ECHJS), no Campus I, será a vez do Canjica Sexteto, liderado pelo músico e produtor cultural Evandro Neves e vinculado à Associação Ambiental, Esportiva e Cultural Carlos Botelho, de Nova Odessa.

Por fim, no dia 28, também às 18h40, no palco interno da Praça de Alimentação do Campus I, será a vez do Grupo de Música de Câmara do CCA se apresentar. Formado por alunos e alunas da PUC-Campinas, bem como por diversas pessoas da comunidade externa, o seu repertório é eclético e variado e contempla desde a Música Popular Brasileira (MPB) até as composições mais eruditas.

O Grupo de Música de Câmara do CCA, formado por alunos e alunas da PUC-Campinas e diversas pessoas da comunidade externa, realizará uma das apresentações do evento.

De acordo com o coordenador do Centro de Cultura e Arte, Prof. Me. José Donizeti de Souza, as apresentações artísticas vinculadas ao PUC in Concert não são monetizadas. “A intenção é tornar acessível, ao público em geral, a agenda de produções artístico-culturais do CCA, sendo, neste caso em específico, as performances musicais de diversos grupos de câmara em diferentes localidades da Universidade”, explica.

Sobre o PUC in Concert
Criado em 2020, o projeto teve início com a apresentação de concertos musicais vinculados às comemorações de aniversário da PUC-Campinas. Na época, estes foram realizados de modo on-line, em virtude da pandemia de covid-19. A partir de 2022, as exibições passaram a ser executadas de modo presencial.

Na atualidade, o PUC in Concert, que conta com a curadoria do maestro Moisés Cantos, que também é responsável pelo Grupo de Música de Câmara do CCA, traz trabalhos de pequenos grupos de câmara e/ou artistas individuais que tenham realizado trabalho relevante na área musical.

Neste ano, o evento, como já mencionado, foi organizado de forma a apresentar um retrato musical de diferentes culturas, por meio de performances musicais que refletem essa realidade, e os grupos envolvidos com o projeto apresentam, em seu repertório, músicas que permitem ao ouvinte a identificação dessas diferenças, das nuances e do colorido característicos das diversas culturas representadas.

Daniel Bertagnoli
6 de agosto de 2024