Vitalità realiza acolhida a voluntários e bolsistas para iniciar oficinas do segundo semestre

Equipe dará suporte nas atividades do Centro, que começam na próxima semana

Semestre novo, oficinas novas! O Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas – iniciou as atividades com o público no segundo semestre nesta quinta-feira, com a acolhida aos voluntários e bolsistas de diversos cursos da Instituição, que são responsáveis por dar suporte às atividades do Centro.

Na reunião, conduzida pela responsável pelo Vitalità, Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, os voluntários puderam se conhecer, saber das especialidades e dos conhecimentos de cada um e conhecer as oficinas nas quais estarão presentes para dar suporte e também participar do aprendizado.

Ao todo, 45 voluntários irão trabalhar com o público 60+ nas mais diversas oficinas: Empreendedorismo 60+, Envelhe(SER) Saudável, Canto e Encanto, Práticas Corporais, EncontrArte, Longevidade Digital, Longevidade no Smartphone: Redes Sociais e WhatsApp, Clube da Leitura, Estimulação Cognitiva, Hortas e Jardins, entre outras. Elas acontecem em dias diversos da semana e em horários distintos, o que possibilita que o participante esteja presente em muitas atividades.

“Um dos objetivos do Vitalità é desenvolver a cultura do envelhecimento. Então, nós queremos que o aluno de graduação esteja aqui dentro não apenas para desenvolver as atividades com as pessoas idosas, mas que ele possa emergir nesse universo, realizar trocas com alunos de outros cursos e também com os profissionais que trabalham aqui. É um espaço para troca de experiências, saberes e habilidades. Será um diferencial na formação deles. Uma formação integral que vai olhar para esse lado humano, para a empatia e para as questões sociais que são relevantes no nosso mundo atualmente”, comenta a professora Mariana.

Na semana que vem, o Centro realiza a Acolhida aos Idosos para o início das oficinas do segundo semestre. É um trabalho que só tem crescido e conquistado a comunidade acadêmica e a população idosa de toda a região, e esse crescimento também tem motivado cada vez mais os estudantes a procurarem o Centro para conhecer o trabalho e participar de tudo que o Vitalità pode oferecer.

“O aluno que vem e participa das atividades comenta com o colega de sala, que comenta com um amigo de outro curso… Isso faz com que esse interesse vá se propagando. Nós vamos construindo essa vontade de eles estarem aqui. E à medida em que nós vamos ampliando as nossas possibilidades, alcançamos mais lugares da Universidade”, explica Mariana.

A professora também ressalta a importância da mudança de perspectiva quando o aluno começa, de fato, a realizar os trabalhos com a pessoa idosa. “Às vezes o aluno chega não sabendo muito bem o que encontrar aqui. Ele tem a referência das pessoas com quem convive na casa dele, às vezes dos avós, os pais, mas aqui há um universo maior, muito diverso, com uma característica muitas vezes diferente daquilo que eles imaginavam. E eles se surpreendem, aprendem muito. A pessoa idosa tem muito o que contribuir com a nossa sociedade. Então, veja que oportunidade!”, reforça a responsável pelo Vitalità.

Para o estudante que tenha vontade de conhecer e participar também das atividades, é possível se inscrever no link abaixo:

Inscreva-se para ser voluntário

Para conhecer mais sobre o Centro e as oficinas disponíveis, clique aqui.

Se você é idoso e quer participar das oficinas, inscreva-se aqui

Carlos Giacomeli
9 de agosto de 2024