Inteligência Artificial e Propriedade Intelectual são temas de debate na PUC-Campinas

Palestras aconteceram durante o Planejamento Acadêmico-Pedagógico do segundo semestre

A pesquisa também foi tema debatido na semana de Planejamento Acadêmico-Pedagógico do segundo semestre, na PUC-Campinas. A Profa. Dra. Dora Kaufman palestrou sobre  “Inteligência Artificial e Integridade Científica”, com a presença de pesquisadores, extensionistas e professores de TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso), além de estudantes, orientandos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas.

Primeiramente, a professora Dora Kaufman ministrou uma palestra com o tema “Inteligência Artificial e Integridade Científica”. “Existe toda uma discussão sobre o tema. Logo que foi lançado o chat GPT, revistas científicas de prestígio colocando regras em relação ao não reconhecimento de soluções de inteligência artificial como coautor de um artigo. Então, existem vários assuntos a serem discutidos”, afirmou a docente na ocasião da palestra.

Segundo a Profa. Dra. Eliane Fernandes Azzari, membro do Comitê de Integridade Científica da PROPPE (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão), pesquisadora permanente do PPG em Educação e professora da Faculdade de Letras, a apresentação trouxe questões bastante importantes no momento atual. “São pontos que têm sido bastante discutidos e que têm chamado a nossa atenção no ambiente da educação na Universidade: a questão do plágio, da autoria, do uso da inteligência artificial generativa, por exemplo, com soluções de IA, como o Chat GPT, para escrita de textos”, explica. “É uma preocupação constante para que possamos, dentro da nossa Universidade, criar mecanismos para lidar com essa nova realidade que as tecnologias têm nos trazido”, cita a professora, que também relembra que a demanda de abordar o tema surgiu durante uma oficina realizada pelo Comitê de Integridade Científica no planejamento acadêmico em janeiro.

Por fim, a avaliação de que a palestra esclareceu muito sobre as necessidades exigidas pela nova tecnologia. “Retoma a necessidade de repensarmos as nossas avaliações e também de reforçarmos a educação, tanto de docentes quanto de discentes, em relação a essas soluções e sistemas de IA, especialmente a IA generativa: como elas funcionam, quais são suas possibilidades e também suas limitações e suas deficiências”, completa a professora Eliane.

Na sequência, o Analista de Inovação do Mescla, Elias Berni, ministrou de forma on-line o conteúdo sobre “Proteção da Propriedade Intelectual na PUC-Campinas: introdução à propriedade intelectual, seu uso estratégico e como se dá o processo de análise por meio de comunicado de invenção”.

“Conhecer mais sobre o tema de Propriedade Intelectual permite conduzir a pesquisa respeitando os requisitos básicos de patenteabilidade que são Novidade, Atividade Inventiva e Aplicação Industrial, garantindo, assim, uma possível proteção futura da mesma. Adicionalmente, a busca de trabalhos nos bancos de propriedade intelectual é uma ferramenta robusta para o amplo entendimento do Estado da Arte e do interesse comercial do tema da pesquisa”, comenta Elias.

“A capacitação é uma oportunidade de disseminar conhecimento em Propriedade Intelectual e sua relação com o conhecimento gerado nas universidades e a inovação. O uso estratégico permite incentivar projetos de PD&I e a transferência do resultado dessas pesquisas para o mercado”, afirmou Diane Teo de Moraes, Diretora de Inovação do Mescla.

A Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, reforça a relevância desse tema na vida acadêmica. “Os temas de inteligência artificial na integridade científica e a propriedade intelectual são muito importantes de serem discutidos no Planejamento Acadêmico com nossos docentes, pesquisadores e extensionistas, pois envolvem perspectivas e enfoques que envolvem a geração de conhecimento e inovação da Universidade”, explica a professora.

Carlos Giacomeli
9 de agosto de 2024