Bilhões de pessoas no mundo dedicaram um bom tempo para assistir, na TV, em tablets ou celulares, as disputas do maior evento esportivo do ano. Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 nos proporcionaram momentos de fortes emoções. Sorrisos e choros se misturaram em imagens espetaculares que ficarão por muito tempo na nossa memória.

Mas será que é esse o legado das Olimpíadas? Vejamos.

Os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram recriados pelo francês Pierre de Coubertin e tiveram sua primeira edição no ano de 1896, na cidade de Atenas, na Grécia. Mas, nessa primeira, o Brasil não participou, e nem as mulheres, porque eram proibidas de competir.

A primeira olimpíada com participação brasileira foi em 1920, em Antuérpia, na Bélgica, e foi nessa edição que o país conquistou as primeiras medalhas. Ouro, prata e bronze vieram pelo tiro esportivo, feito realizado por uma equipe de cinco homens.

Mais de cem anos depois, vemos o Brasil muito mais competitivo, diversificado nos esportes e em igualdade de gênero.

Em Paris, 55% da delegação brasileira é composta por mulheres, num claro movimento de ocupação dos espaços também no esporte.  A trajetória para alcançar essa paridade de gênero foi longa e lenta, mas as medalhas conquistadas mostram o quanto elas agarraram as oportunidades e abriram caminho para a vitória.

Esses jogos, pelo menos no Brasil, também revelaram o grande número de mulheres profissionais da comunicação nas transmissões de TV e streaming. Até as marcas apostaram na diversidade e inclusão, o que está sendo chamado de “Marketing das Olimpíadas mais midiáticas da história”.

Segundo um estudo realizado pela agência Macfor, a tendência que se verifica nos Jogos de 2024 é que as marcas de produtos de consumo rápido concentram mais investimentos em mídia tradicional, enquanto o on-line leva a maior parte da publicidade de marcas mais nichadas ou focadas no público mais jovem e plural.

São os Jogos Olímpicos com o maior número de patrocinadores. Países e empresas investiram milhões em marketing durante o evento, impactando o desempenho em medalhas e o reconhecimento das marcas.

Para além das competições, os esportistas também nos oferecem lições enriquecedoras para a vida, ampliando de forma subjetiva o lema Olímpico Citius, Altius, Fortius, que, em latim, significa “mais rápido, mais alto, mais forte”.

Nas mais diversas modalidades esportivas, os atletas se tornam heróis não só pelas conquistas, mas também pelo esforço e pelos valores que demonstram, como resiliência, coragem, foco, persistência, entre outros. São competências que podemos aplicar em nossa vida pessoal e profissional.

Na carreira, nem sempre precisamos ser o mais rápido, mais alto ou mais forte, mas podemos buscar a excelência na nossa área, nos preparando melhor para os desafios do dia a dia.

Paris 2024 nos mostra mulheres e homens com liderança, foco, capacidade de adaptação, inteligência emocional e trabalho em equipe.

Medalhas ou lições pra a gente levar para a vida toda, nos preparando para as oportunidades.

Comece hoje a buscar essa jornada. Acesse nosso link e acredite no seu potencial.

12 de agosto de 2024