Preço da cesta básica tem redução de 5,86% no mês de julho, mostra o Observatório PUC-Campinas

Valor da cesta básica na cidade ficou em R$ 735,44, refletindo queda de R$ 45,79 no mês

O preço da cesta básica em Campinas apresentou redução no mês de julho. Segundo levantamento realizado pelo Observatório PUC-Campinas, a queda foi de 5,86%, o que corresponde a um valor de R$ 45,79 abaixo do registrado no mês passado. Assim, o valor, no mês de julho, ficou em R$ 735,44. O estudo é coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa, com assistência de Alex Antônio Villalta Nunes.

Clique aqui e veja a análise completa

Considerando-se o custo da cesta e a preconização de que o salário-mínimo seja suficiente para a aquisição de três cestas, o valor do salário-mínimo necessário deveria ser de R$ 2.206,32. Ainda, com os valores atualizados, uma cesta compromete 52,1% do valor do salário-mínimo vigente.

Os itens que compõem a cesta básica, segundo o DIEESE, são: açúcar, arroz, banana, batata, café, carne, farinha, feijão, leite, manteiga, óleo, pão francês e tomate.

No mês de julho, o item que apresentou alta mais significativa foi o café, com acréscimo de 7,31% no preço, seguido da carne, com alta de 4,17%. Em contrapartida, o item com maior queda foi o tomate, que ficou 40,13% mais barato, seguido da banana, com redução de 9,23% no preço.

No acumulado do ano, a batata segue sendo o item com maior alta, chegando a 41,16%. Já o item com maior redução é o tomate, que soma 21,42%. Campinas é a sexta cidade, atrás de cinco capitais, com maior preço de cesta básica.

Carlos Giacomeli
12 de agosto de 2024