Professora da PUC-Campinas recebe diploma de Mérito Educacional “Dr. Darcy Ribeiro” na Câmara Municipal

Mérito foi concedido, na sessão do último dia 10 de agosto, por serviços prestados a Campinas na área da Educação

A Profa. Dra. Raquel Souza Lobo Guzzo, da Graduação e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Psicologia da PUC-Campinas, recebeu, na sessão solene da Câmara Municipal de Campinas, no último dia 10 de agosto, o diploma de Mérito Educacional “Dr. Darcy Ribeiro”, em homenagem aos serviços prestados na área da Educação na cidade de Campinas.

Docente da Universidade desde 1975, ela é uma das responsáveis pelo Projeto Ecoar, que trabalha com psicologia nas escolas, voltada para o desenvolvimento das crianças e ações preventivas à violência, tornando-se protagonista no tema da psicologia escolar, que tem ganhado muito destaque nos últimos anos. A docente também ajudou a mostrar a importância da psicologia no contexto escolar.

Emocionada, a docente agradeceu a homenagem e citou toda a luta pela educação. “Agradeço à PUC-Campinas, um espaço institucional onde as minhas atividades se concretizam desde 1975. Uma homenagem de Mérito Educacional Dr. Darcy Ribeiro é uma alegria imensa, e eu preciso dizer que se trata de um reconhecimento não só para a minha pessoa, mas para um grupo de estudantes e colegas que assumiram comigo a importante tarefa de buscar, por meio de nossas atividades na Rede Municipal, promover o direito de crianças e jovens a estarem em escolas em um processo saudável, de desenvolvimento e apoio aos professores. A minha longa trajetória, dedicada a formar profissionais de psicologia em defesa da escola pública, colocando nosso conhecimento à disposição das potencialidades de estudantes, sempre foi, para mim, um imenso desafio que serviu de motivação para lutar pelas mudanças sociais almejadas”, disse a professora.

Ela finalizou sinalizando a continuidade do trabalho. “Receber essa homenagem me faz muito feliz e me estimula a seguir compartilhando com minhas companheiras, minha família e colegas, estudantes, na defesa de uma psicologia comprometida com uma realidade da escola pública, na luta contra a desigualdade social que somente uma escola sonhada por Darcy Ribeiro pode materializar”, completou.

Para a Profa. Dra. Vera Engler Cury, coordenadora do PPG em Psicologia, trata-se de uma homenagem mais do que justa para uma luta importante nas escolas. “A professora Raquel S. Lobo Guzzo pautou sua carreira como professora e pesquisadora na PUC-Campinas, ao longo das últimas cinco décadas, na defesa da criança e da qualidade da escola pública. Tem sido incansável na luta pela inclusão da Psicologia nas escolas, tendo sido responsável pela ampliação do Programa Stricto Sensu em Psicologia ao contribuir para a criação do mestrado em Psicologia Escolar na década de 1990. Esse prêmio, outorgado pela Câmara de Vereadores de Campinas, é justo e merecido por sua atuação e liderança”, disse.

Ela também reforçou a importância do reconhecimento para comprovar a qualidade dos cursos da Universidade. “Para o Programa Stricto Sensu em Psicologia, é muito significativa essa premiação, ao consolidar dois aspectos decisivos na avaliação pela CAPES/MEC dos Programas Stricto Sensu brasileiros:  nosso impacto positivo na sociedade, pela via da inclusão social, com projetos de pesquisa e extensão voltados à formação de novos professores universitários e pesquisadores comprometidos com o exercício profissional competente; e com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária”, completou.

Mais sobre a professora Raquel

Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas dos programas Graduação e Pós-Graduação em Psicologia. Graduada em Psicologia pela PUC-Campinas, Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento pela USP. Realizou Estágio Pós-Doutoral na University of Texas (USA), em Avaliação Psicológica, e na University of Rochester (USA), em Desenvolvimento de Programas de Prevenção em Saúde Mental. Supervisiona Estágios em Escolas e Comunidades e orienta estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (2018-2020). Integrante da Comissão da Avaliação Quadrienal CAPES (2022); Membro do Comite Assessor do CNPq (2022-2025); Atual Editora-Chefe da Revista Estudos de Psicologia (Campinas). Foi membro titular do Conselho Municipal de Saúde. Hoje é membro titular do Conselho Municipal de Educação de Campinas. Participa dos Grupos de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Comunitária na ANPEPP. Atua na área de Programas de Atendimento/Acompanhamento Comunitário, discutindo a formação e intervenção profissional segundo fundamentos da Psicologia Crítica, Intervenções Preventivas e Psicossociais, Psicologia da Libertação, Processos de tomada de Consciência. A produção científica é organizada no âmbito do Grupo de Pesquisa – Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação (www.gep-inpsi.org). Pequisadora 1A/Cnpq.

Carlos Giacomeli
12 de agosto de 2024