3ª edição do livro de Microbiologia Prática é lançada com grande público no Galleria

Obra é de autoria das professoras Mariângela Cagnoni Ribeiro e Maria Magali Stelato e da colaboradora Andréia Rodrigues Bucci, publicada pela Editora Atheneu

A 3ª edição do livro “Microbiologia Prática – Aplicações de Aprendizagem de Microbiologia Básica: bactérias, fungos e vírus”, de autoria da Profa. Dra. Maria Magali Stelato, da PUC-Campinas, e da docente Mariangela Cagnoni Ribeiro, com a colaboração de Andréia Rodrigues Bucci, foi lançada no último dia 8 de agosto, na Livraria Leitura do Galleria Shopping.

O evento foi prestigiado por grande público. Estiveram presentes o Decano da Escola de Ciências da Vida, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo; a Diretora da Faculdade de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Christiane Aparecida Badin Tarsitano; a Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Dra. Juliana Signori Baracat Zeferino; a Diretora da Faculdade de Nutrição, Profa. Dra. Mara Ligia Biazotto Bachelli; o Coordenador do Curso de Biomedicina, Prof. Dr. Edmilson Gonçalves; como também a Profa. Dra. Miralva Aparecida de Jesus Silva, Coordenadora do Núcleo de Carreira Docente, e a Profa. Dra. Luciane Kern Junqueira, Gerente Educacional da Pró-Reitoria de Graduação.

Pela Unicamp também participaram muitos docentes, como a Profa. Dra. Angélica Schreiber Zaninelli, da Faculdade de Ciências Médicas e responsável pelo Laboratório de Microbiologia da Divisão de Patologia Clínica do Hospital de Clínicas e pelo Laboratório de Investigação em Fungos; e o Prof. Dr. Roberto Schreiber, pesquisador do Laboratório de Biologia Cardiovascular da Faculdade de Ciências Médicas e a Profa. Dra. Clarice Weis Arns, docente do Instituto de Biologia que prestigiaram também as amigas autoras, que prestigiaram também as amigas autoras.

Muitos outros docentes da PUC-Campinas e Unicamp; profissionais da área de Ciências Farmacêuticas e Análises Clínicas de Campinas; ex-alunos e alunos das Faculdades de Biologia, Biomedicina e Farmácia; funcionários, familiares e amigos estiveram no local, ultrapassando o total de 130 pessoas.

O livro

A 3ª edição do livro conta com a interação entre a tecnologia e o conhecimento e é composta por 18 capítulos, 32 vídeos autodidatas e vasta referência bibliográfica atualizada, tudo isso contido em 324 páginas, com fotos, esquemas, quadros e questões para reflexões dos conteúdos apresentados.

A obra traz conteúdos complexos apresentados de maneira clara e detalhada e, ainda, 32 vídeos que ensinam a manipulação correta de cada metodologia utilizada, para tornar a compreensão mais fácil e ser utilizada na prática laboratorial, para a análise e identificação  de um determinado micro-organismo. Desse modo, este livro é importante para a rotina de um laboratório de microbiologia, podendo ser utilizado em indústrias (alimentos, farmacêuticas, entre outras), na clínica, ensino, pesquisa, entre outros que usam micro-organismos.

O livro traz uma atualização sobre antibiograma para bactérias e fungos segundo o BrCast, órgão indicado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para os laboratórios de Análises Clínicas; revisão ampla da ação dos agentes físicos e químicos que atuam como antimicrobianos; e técnicas clássicas e atuais de como preservar, em laboratório, cepas de bactérias e fungos, fundamentais para se trabalhar com esses micro-organismos.

Ao final de cada capítulo, a obra oferece uma revisão do assunto com questões a serem exploradas e testes para verificar seu conhecimento.

Carlos Giacomeli
13 de agosto de 2024