Professor da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas recebe prêmio por tese de doutorado

Matheus da Silva Bernardes desenvolveu trabalho que teve como mote a Igreja da Misericórdia

O Prof. Dr. Matheus da Silva Bernardes, da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas, foi laureado durante o 36º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), realizado no Campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte, entre os dias 9 e 12 de julho, por sua tese de doutorado, realizada na área de Teologia Sistemática e Eclesiologia, que teve como título “A Igreja, Sacramento da Misericórdia: Um Diálogo com Jon Sobrino e Walter Kasper”.

No evento, que contou com o tema “Economia e Inteligência Artificial – Desafios à Sociedade e à Religião”, Matheus, que também é assessor de Projetos Educacionais da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da PUC-Campinas, recebeu o Prêmio Afonso Maria Ligorio Soares, concedido a cada dois anos a doutoras e doutores como reconhecimento pela qualidade teológica e científica de suas teses. Apenas oito teólogos foram agraciados com a honraria até hoje. A SOTER realiza a entrega em parceria com a Editora Paulinas.

Seleção e premiação
Em todas as edições, o processo de seleção da tese vencedora tem início com a indicação, por parte das instituições de ensino que mantêm cursos de pós-graduação nas áreas de Teologia e Ciências da Religião, do trabalho que as representará. Em seguida, membros da SOTER e da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE), associação reconhecida pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), formam uma comissão para julgar as teses enviadas a eles.

Professor Matheus discursa durante o 36º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), realizado na PUC-Minas, em Belo Horizonte, durante a premiação de sua tese de doutorado, intitulada “A Igreja, Sacramento da Misericórdia: Um Diálogo com Jon Sobrino e Walter Kasper”.

Ao final, o acadêmico contemplado com o prêmio conquista a publicação integral de seu trabalho, tanto em formato físico quanto virtual (e-book), pela Editora Paulinas, amplamente reconhecida pelas publicações nas áreas de Teologia e Ciências da Religião, em especial no que se refere à pastoral, catequese, espiritualidade, entre outros temas.

O nome da condecoração, por sua vez, é uma homenagem ao teólogo e professor do Departamento de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Afonso Maria Ligorio Soares, falecido em 2016, e que também foi presidente da SOTER, entre 2007 e 2010, e membro do corpo editorial da Paulinas.

Sobre a tese
Calcada na área de Teologia Sistemática, a disciplina da Teologia Cristã que formula uma descrição ordenada, racional e coerente da fé cristã, e mais especificamente na Eclesiologia, o ramo da Teologia Cristã que trata da doutrina da Igreja, a tese doutoral de Matheus, defendida na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, em 31 de maio de 2022, surgiu da ideia de dialogar com dois teólogos contemporâneos a partir de uma temática atual: a Igreja da Misericórdia, como remarcaram o Papa João XXIII, ao convocar o Concílio Vaticano II, em 1961, e o Papa Francisco, ao convocar o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em 2015.

Segundo o professor, a Igreja da Misericórdia, ou, como ele a chamou em sua tese, “A Igreja, Sacramento da Misericórdia”, é aquela “que sai ao encontro das mulheres e dos homens de nosso tempo, especialmente as empobrecidas e os empobrecidos”. Ele diz ainda que “não é uma Igreja que se contenta com ‘ensinar a retidão da doutrina’, mas aquela que age em favor dos pequeninos, dos humildes e dos pecadores, como o próprio Jesus agiu em toda sua vida”.

Com o recebimento do prêmio, professor Matheus (em pé, o terceiro da esquerda para a direita) será contemplado com o lançamento integral de seu trabalho, tanto em formato físico quanto virtual (e-book), pela Editora Paulinas, amplamente reconhecida pelas publicações nas áreas de Teologia e Ciências da Religião.

Os dois teólogos escolhidos para o diálogo proposto pelo trabalho, ambos ainda vivos, foram Jon Sobrino e Walter Kasper. O primeiro é um jesuíta espanhol que desenvolveu seu pensamento teológico a partir do que ele chamou de “princípio-misericórdia” (o princípio fundamental da atuação de Deus e de Jesus e que também deve ser o da Igreja). Radicado em El Salvador desde 1957, ele foi um dos maiores representantes da Teologia da Libertação (abordagem teológica cristã vinculada à América Latina que enfatiza a libertação dos oprimidos).

O segundo é Walter Kasper, cardeal alemão que trabalhou por anos em Roma e que, segundo Matheus, representa muito bem a geração de teólogos centro-europeus da segunda metade do século XX, tendo escrito, já no século XXI, um “belíssimo livro, elogiado pelo próprio Papa Francisco, sobre a misericórdia, que, segundo o próprio Kasper, é ‘um tema imperdoavelmente esquecido’”.

Prêmio João Batista Libânio
Além do Prêmio Afonso Maria Ligorio Soares, um segundo prêmio foi concedido durante o Congresso, homenageando o padre jesuíta, escritor e teólogo João Batista Libânio, falecido em 2014. Este é entregue a teólogas e teólogos ou cientistas da religião que deram grande contribuição às áreas com suas pesquisas e trabalhos. Neste ano, o contemplado foi Marcelo Barros de Sousa, monge do Mosteiro Beneditino de Olinda, em Pernambuco, reconhecido estudioso da Bíblia e promotor de sua leitura popular.

Daniel Bertagnoli
14 de agosto de 2024