Vitalità realiza acolhida aos idosos com direito à palestra, yoga e kokedama

Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas abriu agenda de oficinas do 2º semestre

O Vitalità, Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas, abriu os trabalhos do segundo semestre, nessa terça-feira, 13 de agosto, com a acolhida aos idosos nos Campi I e II. Só no Campus I, 75 pessoas realizaram inscrição para participar, superando as expectativas iniciais do Centro.

No Campus I, a primeira atividade foi uma palestra com a neuropsicóloga Denise Stort, que falou sobre “Como melhorar a memória? Práticas diárias para uma boa cognição” para uma sala cheia de pessoas bastante atentas às orientações.

Depois, outras duas atividades foram realizadas na sede do Vitalità. Parte do grupo participou de uma aula de yoga com o Prof. Dr. István Dobransky, da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas. Os demais estiveram na oficina de kokedama, que são pequenas esferas de solo cobertas de musgo que se tornam belos suportes de plantas.

No Campus II, 36 idosos participaram da roda de conversa sobre a importância das relações e atividades sociais na velhice.

Para Irani Corrêa Fernandes, uma das primeiras participantes, é uma alegria ver o público crescer tanto. “Esse ano está uma beleza, viu! Estou super feliz em ver tanta gente. É tudo muito gratificante aqui. Nós temos muito que aprender ainda e estamos sempre aprendendo”, comenta.

Irani participou da oficina de kokedama e já saiu com ideias para deixar a casa mais bonita. “Vou fazer aqui um suportezinho. Acho que de crochê, ou tricô. Melhor crochê. Vai ficar mais bonito!”, decidiu a participante da oficina.

Para a Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, responsável pelo Vitalità, a alta procura é importante para mostrar que o Centro tem alcançado cada vez mais pessoas. “Nós ficamos muito felizes em ver que as pessoas estão conseguindo acessar essa informação, de que o Vitalità existe, de quais são as atividades que nós oferecemos aqui e que conseguem vir participar, esse é o nosso objetivo. Nós temos 100 novas vagas para serem preenchidas nas nossas oficinas, com uma programação bastante diversificada, direcionada para os interesses dos participantes”, explica a professora.

Oficinas

O Vitalità está com inscrições abertas para as oficinas do segundo semestre, voltadas para o público 60+, nos Campi I e II. Elas compreendem vários ramos de ação, promovendo a integração dos idosos e voluntários estudantes da Universidade.

Entre as opções estão as oficinas: Empreendedorismo 60+, Envelhe(SER) Saudável, Canto e Encanto, Práticas Corporais, EncontrArte, Longevidade Digital, Longevidade no Smartphone: Redes Sociais e WhatsApp, Clube da Leitura, Estimulação Cognitiva, Hortas e Jardins, entre outras. Elas acontecem em dias diversos da semana e em horários distintos, o que possibilita que o participante esteja presente em muitas atividades. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp: (19) 99840-0455, ou pelo formulário no link abaixo:

Clique aqui para realizar a inscrição

Sobre o Vitalità

O Vitalità completa quatro anos em 2024 com uma trajetória de muitos avanços na atuação com o público idoso. Por todo esse cuidado, a Universidade foi a primeira na América do Sul a receber o selo de Amiga do Idoso, credenciada junto à Age-Friendly University (AFU) Global Network.

Hoje, participam das atividades não são só os idosos, mas também pessoas de toda a região, que já conhecem os trabalhos e têm procurado as atividades do Centro. As oficinas alcançaram o público de Valinhos, Paulínia, Hortolândia, Indaiatuba, Sumaré, Americana, Jaguariúna, Vinhedo, Santa Bárbara d’Oeste e Holambra.

Carlos Giacomeli
14 de agosto de 2024