Região de Campinas fecha primeiro semestre com 25,1 mil novos postos de trabalho

Só no segundo trimestre, foram 4.887 novos contratos firmados, segundo análise do Observatório PUC-Campinas, com dados do Caged, do Ministério do Trabalho

A RMC (Região Metropolitana de Campinas) fechou o segundo trimestre de 2024 com saldo positivo na geração de empregos, segundo análise do Observatório PUC-Campinas, com base em números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. O informativo foi produzido pela Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski.

De acordo com a análise, foram 4.887 novos contratos firmados no segundo trimestre do ano, totalizando 25,1 mil novos postos de trabalho na RMC. Com os números apresentados pelo Caged, o desempenho do primeiro semestre na região está 12% acima do observado no mesmo período do ano passado, mas ainda abaixo dos de 2021 e 2022 – que ainda estavam sob o efeito do pós-pandemia.

A média de remuneração dos admitidos no segundo trimestre ficou em torno de R$ 2.353,87. No acumulado do semestre, a remuneração média ficou em torno de R$ 2.338,74 – aproximadamente 5,3% superior à média das remunerações pagas em igual período em 2023, percentual que repõe a inflação de 3,6% do período e garante a ampliação do poder de compra.

Entre os contratos novos, quem puxou a fila foi o setor de serviços, responsável por 53% dos novos empregos. Na sequência, aparecem as atividades industriais (24%) e a Construção Civil (20%).

Só no segundo trimestre, a cidade de Campinas foi responsável por 73% de todas as contratações da região. No acumulado, a cidade lidera com saldo de 38% das contratações.

“A dinâmica do emprego na Região Metropolitana de Campinas neste segundo trimestre ainda confirma o cenário de recuperação do emprego em 2024. Apesar dos resultados de maio e junho terem apontado uma perda de dinamismo, no acumulado, o saldo do 1º semestre ainda está acima do observado em igual período no ano passado”, comenta a assessora do Observatório e professora Eliane Navarro Rosandiski.

Para acessar a análise completa, clique aqui

Carlos Giacomeli
15 de agosto de 2024