EcoN celebra Dia do Economista com palestra do Secretário de Política Econômica do Governo

Evento aconteceu nesta segunda-feira, 19 de agosto, com palestra de Guilherme Mello

A Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas realizou, nesta segunda-feira, 19 de agosto, um evento comemorativo em alusão ao Dia do Economista, que valeu também como uma Aula Magna do curso. A programação trouxe uma palestra com o Secretário de Política Econômica do Governo Federal, Guilherme Mello, no Auditório do Campus I, com o tema “Política Econômica Brasileira: Conjuntura, Desafios e Perspectivas”.

“O objetivo foi que o Secretário pudesse dialogar conosco, expondo as análises de conjuntura que, neste momento, a Secretaria faz, bem como os desafios que estão postos, como a reforma tributária, a arrecadação, os gastos do governo, a política econômica adotada, para que possamos ter uma referência e perspectivas dos cenários que estão no horizonte daqueles que estão controlando a economia brasileira”, comenta o professor Roberto Brito de Carvalho, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas.

Para o docente, a agenda é de fundamental importância para o estudante, que tem a chance de exercitar conteúdos de macroeconomia, conjuntura econômica e criação de cenários.

Para o Secretário, é uma oportunidade de falar aos mais jovens, que estão ingressando na profissão. “Quero agradecer o convite da PUC-Campinas e acho que essas experiências são muito importantes. Eu, como docente e também como aluno, sempre gostei muito dessas oportunidades de ter o contato entre a teoria, que se aprende em sala, e pessoas que implementam, na prática, os conceitos que você aprende. Obviamente, são mundos diferentes. O mundo prático tem restrições que a teoria nem sempre contempla. No entanto, sem você ter a base teórica e os instrumentos de análise, você não consegue trafegar pela vida prática”, comentou Guilherme Mello.

Para os estudantes, foi uma chance de ouro para ter contato com profissionais de alta relevância na aula. “É importante darmos uma aprofundada nas partes práticas que aprendemos na teoria. E isso vindo de uma pessoa importante, que está no Governo e que é uma figura central na nossa área de atuação no país, que é a economia”, comentou João Pedro Riquena Munhoz, aluno do 6º semestre de Ciências Econômicas.

“Ele é uma pessoa que está na Secretaria do Ministério da Fazenda e é muito importante, porque está envolvido com políticas que estamos vendo em sala de aula”, completou Giovana Fávero, aluna do 6º semestre de Ciências Econômicas.

Carlos Giacomeli
19 de agosto de 2024