Universo PUC-Campinas abre com show e inicia imersão de estudantes do Ensino Médio na Universidade

Alunos e alunas de escolas cadastradas realizaram tour pela área de seu interesse para conhecer espaços, laboratórios e funcionamento da PUC-Campinas

A PUC-Campinas iniciou, nessa terça-feira, 20 de agosto, o Universo PUC-Campinas 2024. O evento, que é realizado no segundo semestre, em diversas datas, proporciona uma experiência imersiva para grupos de estudantes do Ensino Médio de colégios particulares e públicos de Campinas e Região. Eles podem visitar a Universidade e conhecer tudo que é oferecido nos Campi e que orbita as carreiras pretendidas no futuro.

Os estudantes dos colégios inscritos já chegaram sendo bem recebidos com muita música e show de luzes no Auditório do Campus I. Depois, eles vivenciaram as áreas de conhecimento por meio de atividades interativas e práticas nos diversos laboratórios e demais espaços dos cursos. Além disso, nesse percurso, tiveram a oportunidade de conversar com diretores, docentes e estudantes da Universidade sobre a profissão de interesse e se encantaram com a modernidade e o tamanho do campus. No primeiro dia, as atividades ocorreram nas cinco Escolas do Campus I da PUC-Campinas. Nesta quinta-feira, o evento acontece no Campus II, na Escola de Ciências da Vida.

Em 2024, as visitas acontecem nos dias 20 de agosto, 5 e 18 de setembro e 4 outubro, no Campus I, e 22 de agosto, 3 e 20 de setembro e 2 de outubro, no Campus II, totalizando oito datas. Serão, aproximadamente, 600 estudantes por dia de evento, vindos de 10 a 12 escolas, e 120 monitores para auxiliar no suporte das atividades.

Em cada uma das seis escolas, serão desenvolvidas várias atividades “mão-na-massa” para que os estudantes tenham uma mostra do que é realizado nos diversos cursos da Universidade. É um projeto de acolhimento que envolve toda a Universidade: decanos, coordenadores, diretores, docentes e estudantes.

“O Universo PUC-Campinas é uma oportunidade de os estudantes do Ensino Médio conhecerem a nossa Universidade, nossa infraestrutura, nossos professores e usufruírem de atividades das profissões que escolheram. Mesmo que estejam em dúvidas, também é uma chance de conhecer mais das áreas de conhecimento, o que auxilia depois na escolha. Em suma, é ter informações para tomada de decisões, isso é o que o Universo proporciona. Ao conhecer a PUC-Campinas, esperamos também que venham para cá. Somos uma das melhores universidades do nosso país, com 92% de empregabilidade”, disse a Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, Pró-Reitora de Graduação da PUC-Campinas.

Sucesso ao longo dos anos

O Universo PUC-Campinas tem ampliado suas datas e atraído cada vez mais estudantes para a Universidade. No ano passado, o evento trouxe mais de 6,5 mil alunos, de 74 colégios, vindos de 22 cidades da região. Na ocasião, pela primeira vez, o Universo foi realizado em várias datas e de forma segmentada. A alteração foi promovida para facilitar a visita de mais escolas e ajudar a direcionar melhor o aluno e a aluna para a sua área de interesse.

Carlos Giacomeli
21 de agosto de 2024