Semana da Dança acontece entre 26 e 29 de agosto com a execução de mostra e oficinas

Projeto realizado pelo CCA terá como encerramento o espetáculo “Aves Sapiens dos Mangues”

A “Semana da Dança”, evento que chega a sua terceira edição e acontece entre 26 e 29 de agosto em ambos os campi da PUC-Campinas, apresentará uma mostra criativa dos integrantes do Núcleo Artístico Experimental de Dança (NAE Dança), vinculado ao Centro de Cultura e Arte (CCA), e duas oficinas, sendo uma de danças afro-brasileiras e outra de dança contemporânea.

Com entrada gratuita e emissão de declaração para fins acadêmicos, a programação contará ainda, em seu encerramento, com a apresentação do espetáculo “Aves Sapiens dos Mangues”, monólogo cênico interpretado pela multiartista Nil Sena.

O intuito das atividades é o de proporcionar novas formas e caminhos para pensar e manifestar a dança, buscando um espaço de encontro e descobertas na vida universitária, a fim de contribuir com o aumento de repertório cinético (provocador), sensível e reflexivo de toda a comunidade acadêmica.

A dançarina Iara Medeiros irá ministrar, no próximo dia 27 de agosto, das 17h às 19h, na Sala B42 do Bloco B da Escola de Ciências da Vida (ECV), uma oficina de dança contemporânea que contará com a aplicação de técnicas, de trabalho de chão e de improvisação.

De acordo com Adnã Ionara Maria Alves, coreógrafa do NAE Dança e idealizadora do projeto, este se propõe a possibilitar mais caminhos de pensar e manifestar a dança, objetivando “expandir o léxico (glossário) poético de movimento”.

Programação
O primeiro evento da semana será a “Oficina de Danças Afro-Brasileiras”, no dia 26 de agosto, das 17h às 19h, no Salão Ambiental, localizado no Bloco C da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (ECHJS), no Campus I, com o grupo Danças Afro-Brasileiras Campinas, composto pela própria Adnã, pela também dançarina Renata de Oliveira e pelos percussionistas Otávio Andrade e Yandara Pimentel, que ministra cursos regulares, oficinas e vivências para instituições públicas e privadas em todo o interior paulista, alcançando variados públicos e espaços.

Há mais de dez anos, o grupo se dedica à pesquisa das linguagens das danças afro-brasileiras (danças populares, dança afro e danças dos orixás) sempre em diálogo com a atualidade, em que os corpos contemporâneos fazem uma ponte com a danças de matriz africana e remetem a uma ancestralidade afro-diaspórica.

Posteriormente, será a vez da “Oficina de Dança Contemporânea”, com a dançarina e arte-educadora Iara Medeiros, no dia 27 de agosto, das 17h às 19h, na Sala B42 do Bloco B da Escola de Ciências da Vida (ECV), no Campus II. A atividade tem o intuito de acessar as potências pessoais de cada corpo através da dança, da expansão da sensibilidade, da confiança no movimento, da expressividade, da percepção, da mobilidade e da autonomia de cada um por meio da aplicação de técnicas de dança contemporânea, de trabalho de chão e de improvisação em dança.

A “Mostra Criativa”, que acontece no dia 28 de agosto, na Sala 803 do prédio H01 da Escola de Linguagem e Comunicação (ELC), no Campus I, é a terceira das quatro atrações. Composta por integrantes do Núcleo Artístico Experimental de Dança do CCA, os seus integrantes compartilham as suas criações cênicas em formato livre, que variam entre solos, duos e grupos.

Por fim, acontece o espetáculo “Aves Sapiens dos Mangues”, com a multiartista Nil Sena, no dia 29 de agosto, às 19h30, no Auditório do Campus I. Traçando um paralelo entre as aves e os seres humanos que tiram o seu sustento dos mangues, o monólogo cênico parte da dramaturgia griô (baseada na tradição dos contadores de história de matriz africana) e, pelos caminhos da memória oral, Nil, que é ex-aluna da Faculdade de Pedagogia da PUC-Campinas, conduz corpo, música, poesia e gritos por uma sociedade mais equitativa, em que o corpo preto não seja mais um objeto de escárnio.

Daniel Bertagnoli
22 de agosto de 2024