Programa de Residência Tecnológica entre PUC-Campinas e CPQD tem bancas finais de avaliação de projetos

Ao todo, foram 27 grupos que desenvolveram projetos sobre Inteligência Artificial

O Programa de Capacitação com Residência Tecnológica desenvolvido pela PUC-Campinas e o CPQD teve, na primeira quinzena de agosto, a fase de bancas finais dos 27 projetos de Inteligência Artificial. Participaram da fase final os grupos que iniciaram a primeira fase do programa no primeiro semestre do ano passado e avançaram à segunda fase em novembro de 2023.

Dos projetos apresentados pelos grupos, 13 são da área de Visão Computacional, sete da área de Tecnologias de Fala e sete da área de Processamento de Linguagem Natural. No processo de desenvolvimento dos trabalhos, todas as equipes contaram com o apoio de mentores do CPQD e da PUC-Campinas: os professores Dimas Augusto Mendes Lemes, Douglas Henrique Siqueira Abreu e José Guilherme Picolo, da Faculdade de Análise de Sistemas, como mentores e membros das bancas de avaliação, junto a profissionais de diversas empresas da região de Campinas, que também participaram de bancas, no auditório do CPQD.

Para Diane Teo de Moraes, Diretora de Inovação do Mescla da PUC-Campinas, “o Programa cumpre o seu papel de capacitação de alunos de Graduação, Pós-graduação e profissionais do mercado que visam desenvolver ou crescer em suas carreiras. A parceria entre a PUC-Campinas e o CPQD viabilizou a formação profissional em uma área de extrema importância para o crescimento do país”.

“Estamos na reta final e já podemos acompanhar o impacto positivo na vida de muitos alunos e profissionais que foram qualificados e requalificados participando desse Programa de Residência Tecnológica. Eles já estão preparados para atuar no mercado, atendendo à crescente demanda por profissionais qualificados em IA e colaborando para o desenvolvimento do nosso país”, acrescenta a Coordenadora do Programa e Diretora da Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas, Profa. Ma. Sílvia Cristina de Matos Soares.

O Programa

Lançado em 16 de fevereiro de 2023, no Mescla, o Programa de Capacitação com Residência Tecnológica da PUC-Campinas e CPQD é um Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI), o qual tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é coordenado pela Softex, empresa de desenvolvimento, inovação e transformação digital. O objetivo é preparar e capacitar estudantes universitários de cursos relacionados à tecnologia, bem como profissionais da área com interesse em inteligência artificial, internet das coisas e segurança cibernética, mas sem experiência prévia nessas áreas.

Ao todo, 362 estudantes entraram na primeira fase, de capacitação. Após esse período, 80 estudantes foram selecionados para seguir à fase prática, no CPQD, com mentoria e apoio dos professores da PUC-Campinas e profissionais do Centro e com bolsa de estudos.

O programa completo tem um período de um ano e meio e é gratuito. A formatura dos estudantes acontecerá no mês de setembro.

Carlos Giacomeli
22 de agosto de 2024