Reitor da PUC-Campinas participa de agenda com o Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Cúria Romana, Cardeal José Tolentino de Mendonça

Evento foi realizado no Campus Monte Alegre, da PUC SP, e contou com representantes de diversas Universidades

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, esteve, nessa terça-feira, 20 de agosto, em agenda na capital paulista, com a presença do Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Cúria Romana, o Cardeal José Tolentino de Mendonça. Ele realizou a Santa Missa na Paróquia Imaculado Coração de Maria e depois ministrou uma palestra durante o “Encontro com personalidades de Universidades e do Mundo da Cultura”.

Também estiveram presentes no encontro representantes de diversas Universidades, como: Padre Anderson Antonio Pedroso, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Maria Amalia Pie Abib Andery, reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Olga Izilda Ronchi, reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Padre Luis Henrique Eloy e Silva, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; e Irmão Rogério Mateucci, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O “Encontro com personalidades de Universidades e do Mundo da Cultura” teve também a participação de professores, estudantes, funcionários e gestores da Instituição. Participaram da mesa diretora o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo da cidade de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP, o Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Cúria Romana, Cardeal José Tolentino de Mendonça, e a reitora da PUC-SP, profa. Maria Amalia Andery.

“A universidade é um lugar onde nós convivemos necessariamente bem com o desassossego, com o inacabamento, com a construção, com o processo, com o laboratório, com a conversa, e é sobre isso que eu gostaria de falar. Diz-se muitas vezes que o tempo da universidade é um dos melhores anos da vida, porque é uma fase muito bela e privilegiada de sua vida, [em que] se faz os melhores amigos, os grandes companheiros, se descobre os grandes mestres, nos apaixonamos por ideias que nos transformam e ganhamos confiança no que somos”, disse o Prefeito do Dicastério. “Como diz o Papa Francisco, tenham sonhos grandes, não sonhos pequenos, não sonhe apenas o vosso sonho, sonhe o sonho de todos”, completou.

“É sempre inspirador ter a presença do Prefeito do Dicastério, com uma palavra que ilumina os caminhos da Universidade para o futuro, sempre com foco na formação integral da pessoa humana. Nosso desejo é que, com isso, possamos, através da ciência que desenvolvemos na Universidade, construir um mundo mais justo e fraterno”, disse o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Presença na PUC-Campinas

O Prefeito do Dicastério,  Cardeal José Tolentino Calaça de Mendonça, realizou, em março deste ano, a palestra de abertura do Colóquio sobre “Fé, Ciência e Paz: desafios contemporâneos”. O evento celebrou os 10 anos de atividade do Núcleo de Fé e Cultura na Universidade.

Ele apresentou a conferência “Fé, Ciência e Universidade Católica no Século XXI” no auditório do Campus I. Acompanhando o Prefeito do Dicastério, estiveram presentes, na mesa oficial de abertura, o Arcebispo Metropolitano e Grão-Chanceler da PUC-Campinas Dom João Inácio Müller, o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, e o Cônego José Luís Araújo, do Núcleo de Fé e Cultura.

“O Papa Francisco propõe uma mudança de paradigma nessa relação entre fé e ciência. Para isso, nas universidades, em especial as católicas, precisamos trabalhar com a trans e interdisciplinaridades, sem isolamento, mas trabalhando todas as áreas de estudo em conjunto, pois a busca pela verdade precisa de múltiplas formas de conhecimento”, disse o Prefeito do Dicastério na ocasião.

Carlos Giacomeli
23 de agosto de 2024