PUC-Campinas recebe lançamento do livro Marketing H2H, de Kotler

Livro do autor considerado o pai do marketing moderno será apresentado por dois de seus autores ao vivo em evento gratuito

O Livro “Marketing H2H”, do norte-americano Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, será apresentado no Auditório do Campus I, da PUC-Campinas, no dia 19 de setembro, às 19h. O evento terá a presença dos coautores da publicação: o brasileiro Marcos Bedendo, presencialmente, e o alemão Waldemar Pfoertsch, remotamente, ao vivo. O evento, que terá tradução simultânea, finaliza com um debate entre os autores e professores da PUC-Campinas a partir das perguntas da audiência. Para participar, basta se inscrever de forma gratuita.

Para se inscrever, clique aqui

Entre as atrações, será possível ter a sua pergunta respondida por Philip Kotler: participantes cadastrados poderão enviar perguntas para o professor americano, que irá responder a algumas delas em antecipação ao evento. No auditório, a Profa. Ma. Juliana Marinelli Uchida, coordenadora do MBA em Inteligência de Mercado e Novo Comportamento de Consumo da PUC-Campinas, irá mediar a apresentação junto aos coautores da obra.

“O livro integra a inteligência de mercado como uma ferramenta essencial para compreender e conectar-se com os múltiplos stakeholders de uma organização. Diferente do marketing tradicional, que foca apenas nos consumidores, o Marketing H2H utiliza dados e insights para entender as necessidades, expectativas e desejos de todos os envolvidos – incluindo clientes, fornecedores, parceiros e a comunidade em geral”, afirma a professora Juliana.

Ela ainda cita outro autor, Simon Sinek, que afirma que “100% dos funcionários são pessoas, 100% dos clientes são pessoas, 100% dos investidores são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

Assim, é importante que as empresas criem estratégias mais personalizadas e humanas que considerem o contexto específico de cada stakeholder, resultando em relações mais fortes e sustentáveis. “A inteligência de mercado, assim, não é apenas sobre captação de dados, mas sobre o papel dos dados baseados em evidências na tomada de decisões e como transformamos esses dados em um ativo estratégico poderoso e preditivo que, em última análise, gerará resultados ideais”, reforça a professora.

Marcos Bedendo, coautor do livro, fala em revolução na maneira de pensar o marketing. “O conceito de Marketing H2H revoluciona a maneira como pensamos o marketing. Se antes o foco era no consumidor, agora olhamos para múltiplos stakeholders. Se o marketing antes era, muitas vezes, visto como tático, entendemos que ele deve ocupar posições mais estratégicas nas organizações, colaborando na construção de estratégias, inovações e evolução do negócio junto aos demais C-Levels. Além disso, se antes o produto era visto como um elemento de entrega de valor, agora entendemos que ele é apenas um veículo que carrega um serviço para o usuário, que, na verdade, cocria valor ao usar o produto como um serviço que resolve um problema ou desejo”, explica.

De acordo com ele, a edição foi especialmente contextualizada para o mercado brasileiro, com termos, exemplos e visões que se encaixam no ambiente de negócios do país. “Assim como o livro prega, parte dessa construção deve ser cocriada com as pessoas – estudantes, professores e profissionais de marketing. Por isso, é tão importante expor esse conceito em ambientes como a PUC-Campinas”, completa.

O evento é aberto a toda a comunidade de Campinas e região que tenha interesse no assunto. “Esta foi uma iniciativa muito generosa da PUC-Campinas para promover a evolução do debate sobre marketing na região com autores nacionais e internacionais, e estamos muito felizes em poder compartilhar um pouco sobre o livro com aqueles que se inscreverem. Teremos também uma sessão de perguntas e respostas com alguns dos autores após a palestra, além de uma sessão de assinatura de livros após o final das discussões”, completa a professora Juliana.

Livro: Marketing H2H: A Jornada Para o Marketing Human To Human

Editora: Benvirá