Estudantes das trilhas de capacitação do Programa AIoTLab Brasil recebem certificado

Trilhas de Internet das Coisas, Machine Learning e Cloud Computing foram ministradas no primeiro semestre

Os formandos das três primeiras trilhas oferecidas pelo AIoTLab Brasil receberam, nesta sexta-feira, 23 de agosto, o certificado de conclusão dos cursos das mãos dos docentes, que foram os responsáveis por trazer todo o conhecimento das novas tecnologias aos alunos e alunas.

A cerimônia de entrega do diploma contou com a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; do Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; da Diretora de Inovação da PUC-Campinas, Diane Teo de Moraes; além de empresários e docentes dos cursos.

As trilhas foram realizadas em parceria com empresas que compartilham do mesmo objetivo da PUC-Campinas e que são parceiras na iniciativa: Abinc, American Tower, AWS, Constanta, Everynet, JumpCorp, Khomp, Nokia, Qualcomm, Semtech/Vermont e Tip Telecom.

Quem abriu o evento foi o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, que parabenizou os estudantes e a iniciativa na Universidade. “São empresas importantes nas áreas que representam e isso certamente torna essa experiência formativa, que capacitou 47 estudantes, em algo não só importante para cada um de vocês, mas importante para a Universidade. Nos reunimos, mais cedo, com representantes das empresas e eles se mostraram impressionados com o resultado obtido em tão pouco tempo. Vocês são pioneiros nesse caminho. E como pioneiros, têm a responsabilidade de levar essa formação para os projetos que desenvolverem”, comentou o Reitor da PUC-Campinas.

Para a Diretora de Inovação, trata-se de um movimento importante para entregar profissionais mais prontos para o mundo do trabalho. “As trilhas foram construídas em parceria entre a Universidade, com seus professores, e de empresas do mercado. Quando unimos a empresa, com seus desafios, e a academia, podemos capacitar e entregar profissionais mais prontos, para que eles sejam absorvidos nos projetos. Durante as trilhas, nós proporcionamos a vivência deles em projetos reais e times multidisciplinares. Isso é um ganho para a empresa, que identifica os talentos, e para Universidade, que consegue atualizar seu modelo de formação e atender um mercado crescente e estratégico para o crescimento do pais”, disse Diane Teo de Moraes.

“Essa é uma oportunidade muito boa para eles, para conseguir um conhecimento prático das disciplinas. São assuntos que estão com alta demanda do mercado, sobre uma tecnologia emergente e que tem revolucionado a indústria. As trilhas oferecem uma oportunidade de empreender com mais profundidade, criar projetos e sair do curso com portfólio interessante, que pode ser usado na busca de um emprego”, afirmou Saullo Haniell Galvão de Oliveira, docente da trilha, que também contou com aulas de Wemerson Delcio Parreira, César Henrique Córdova Quiroz e Diana Cristina Gonzalez Gonzalez.

Quem teve a oportunidade de participar das trilhas, como aluno, também saiu bastante satisfeito com o resultado. “Eu fiz a trilha de Machine Learning e aprendemos bastante sobre métodos de estatísticos e análise de dados. Eu recomendo fazer as trilhas. Eu aprendi muito. Não tinha tanto conhecimento na área, então o curso me ensinou muito e me alavancou academicamente, para que eu possa fazer mais pesquisas e aprender mais”, comentou o estudante Hugo Tahara Menegatti, da Engenharia da Computação.

Carlos Giacomeli
28 de agosto de 2024