Preço da cesta básica cai e atinge menor valor em 2024

Valor chegou a R$ 697,45 em agosto, o que significa 5,17% de queda no preço

O preço da cesta básica em Campinas atingiu o menor valor em 2024 no último mês de agosto. A queda alcançou 5,17%, o que resultou em um preço final de R$ 697,45. Isso significa que o consumidor pagou R$ 37,99 a menos do que no mês anterior. O estudo é coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa, com assistência de Alex Antônio Villalta Nunes.

Clique aqui e acesse o estudo completo.

Considerando este cenário e a preconização de que o salário-mínimo seja suficiente para a aquisição de três cestas, o valor do salário-mínimo necessário deveria ser de R$ 2.092,35. Ainda, com os valores atualizados, uma cesta compromete 49,4% do valor do salário-mínimo vigente. Pela primeira vez em 24 meses de apuração, o valor da cesta atinge um valor inferior a meio salário mínimo. Todas as capitais cujos preços são apurados pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) também apresentaram queda no valor da cesta no mês de agosto.

O item que apresentou alta mais significativa foi o óleo, com acréscimo de 4,76% no preço final. Em contrapartida, a batata teve expressiva queda, liderando as baixas do mês. A queda no preço do item foi de 33,75%. O tomate também teve variação negativa de 21,29%.

Em um comparativo com 17 capitais analisadas pelo DIEESE, Campinas ocupa a 6ª colocação entre os maiores preços de cestas básicas, empatada com Curitiba.

Carlos Giacomeli
12 de setembro de 2024