PUC-Campinas promove simpósio sobre mudanças climáticas e desenvolvimento urbano

O intuito do evento é discutir a busca por metrópoles mais inclusivas, sustentáveis e resilientes

O Simpósio de Pesquisa em Infraestrutura Urbana (SPINFRA), evento que chega a sua 10ª edição em 2024 e conta com o tema “Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento Sustentável das Cidades”, acontece nos dias 23 e 24 de setembro, com uma palestra e uma mesa-redonda, cada qual no seu dia, ambas a partir das 19h. O intuito do evento é discutir o fenômeno da urbanização e a busca por metrópoles mais inclusivas, sustentáveis e resilientes.

A palestra de abertura, “Resiliência do Sistema de Drenagem da Cidade de São Paulo”, com o secretário de Infraestrutura do município de São Paulo, Marcos Monteiro, acontece de modo presencial, com entrada gratuita, no prédio do Mescla, localizado no Campus I da PUC-Campinas, e contará com transmissão on-line para as pessoas interessadas e que não puderem comparecer presencialmente.

No dia seguinte ocorre, de modo on-line e gratuito, a mesa-redonda “Infraestrutura Urbana e o Impacto das Mudanças Climáticas”, com o Prof. Dr. Carlos Antonio Costa dos Santos, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); a Profa. Dra. Virgínia Grace Barros, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); e o Prof. Dr. Hugo Iván Romero Aravena, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidad de Chile.

Para assistir aos eventos do Simpósio, basta se inscrever até o próximo dia 20 de setembro, clicando aqui. Até o momento, mais de 170 pessoas já o fizeram.

A edição deste ano do SPINFRA tem como objetivos abordar a questão de se promover cidades mais seguras e acessíveis, universalizar o saneamento, conceber sistemas de mobilidade multimodais para centros urbanos cada vez mais adensados e populosos e trazer soluções eficientes frente às mudanças climáticas.

Objetivos
A edição deste ano do SPINFRA tem como objetivos abordar a questão de se promover cidades mais seguras e acessíveis, universalizar o saneamento, conceber sistemas de mobilidade multimodais para centros urbanos cada vez mais adensados e populosos e trazer soluções eficientes frente às mudanças climáticas, uma vez que são desafios que se apresentam e que demandam uma integração entre gestores e academia na busca de soluções sustentáveis em um mundo cada vez mais afetado pelas mudanças climáticas e seus inúmeros efeitos negativos em níveis econômico, político, social e cultural.

Histórico
O evento, durante os seus oito primeiros anos de existência, foi promovido pela PUC-Campinas, e passou a contar, em 2023, com a parceria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Na atual edição, além das instituições que já estavam participando da organização do Simpósio no ano passado, outras três agora fazem se uniram ao grupo: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Assim como na última edição, o Simpósio conta ainda com o apoio da Fundação Agência Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT).

Trabalhos aprovados
De acordo com a Profa. Dra. Ana Elisabete Paganelli Guimarães de Ávila Jacintho, uma das representantes da PUC-Campinas na Comissão Organizadora do evento, 23 trabalhos foram aprovados para apresentação oral sobre os mais diversos assuntos referentes a área de infraestrutura urbana. Dentre estes, os seis melhores serão enviados para possível publicação na revista Engenharia Urbana em Debate, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Neste ano, o requisito básico para o envio de trabalhos científicos foi o de se encaixar em um dos seis eixos temáticos do evento, que seguem seis dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; e Ação Contra a Mudança Global do Clima”, explica Ana Elisabete. Para os autores que tiveram o seu artigo aprovado na modalidade “Artigo Completo”, a apresentação será no formato oral e terá duração de dez minutos.

O intuito do Simpósio de Pesquisa em Infraestrutura Urbana (SPINFRA), evento que chega a sua 10ª edição em 2024 e conta com o tema “Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento Sustentável das Cidades”, é discutir o fenômeno da urbanização e a busca por metrópoles mais inclusivas, sustentáveis e resilientes.

Segundo outro representante da PUC-Campinas na mesma comissão, o Prof. Dr. Ademar Takeo Akabane, a importância da participação de professores da Universidade na organização do Simpósio é o de poder “conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por outros pesquisadores da área de infraestrutura urbana” em todo o país.

Além de Ana Elisabete e Ademar, também é representante da PUC-Campinas na Comissão Organizadora, a Profa. Dra. Renata Kelly Mendes Valente. Os outros membros são a Profa. Dra. Adriana Goulart dos Santos (UDESC); o Prof. Dr. Érico Masiero (UFSCar); o Prof. Dr. Gilvan Bezerra dos Santos Júnior (UFERSA); o Prof. Dr. Hidelbrando José Farkat Diógenes (UFPB); o Prof. Dr. Leandro Mouta Trautwein (Unicamp); e a Profa. Dra. Melissa Graciosa (UFABC).

Da PUC-Campinas para o mundo
Organizado pela primeira vez em 2014 pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana da PUC-Campinas, o evento contou, naquele momento, somente com a participação dos alunos e professores vinculados a ele. Este formato permaneceu até a 8ª edição do Simpósio, em 2022. De 2014 a 2019, ele foi totalmente presencial. Entre 2020 e 2023, as atividades aconteceram em formato on-line.

Daniel Bertagnoli
18 de setembro de 2024