Design Digital da PUC-Campinas lança parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas

Projeto, que envolve professores e estudantes, tem por objetivo promover, por meio de trabalhos de design, fotografia e comunicação digital, programações dos museus da cidade

O curso de Design Digital, da PUC-Campinas, lançou, neste mês de setembro, uma parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas. O projeto “Treino do olhar e processos criativos do design a partir dos estudos culturais, fotográficos e de edição de imagem” envolve estudantes e professores do curso de Design Digital e tem por objetivo promover, por meio de suas produções, as atividades em museus localizados na cidade de Campinas.

Os cursos de graduação da PUC-Campinas realizam a organização dos componentes curriculares em torno de Projetos Integradores, responsáveis não só pela condução de um método para a geração de novos produtos digitais, mas também pelo oferecimento de experiências aos estudantes que dialogam com a sociedade. Neste semestre, a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas foi convidada para contribuir com o processo, indicando desafios para os estudantes, dentro do ecossistema de arte e cultura da cidade.

A proposta oferecida pela Secretaria compreende um exercício de via dupla no qual os estudantes irão obter uma experiência de visitação e conhecimento sobre os museus ao mesmo tempo em que irão contribuir, sob orientação dos professores da PUC-Campinas, com suas proposições de trabalhos de design digital e fotografia para a promoção das atividades realizadas pelos espaços.

O lançamento do projeto contou com uma fala de abertura pelo coordenador do curso de Design Digital Prof. Tomas Guner Sniker, seguido pela secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Capriolli. Na sequência, ocorreu uma palestra sobre as atividades oferecidas pelos museus da cidade, com Adriana Barão, assessora técnica da Coordenadoria de Extensão Cultural. O Prof. Me. Paulo Kielwagen, um dos responsáveis pela condução do projeto no contexto da PUC-Campinas, encerrou as atividades com uma palestra sobre os objetivos do projeto.

Carlos Giacomeli
23 de setembro de 2024