Estudantes vencem prêmio com trabalho sobre a crise do telejornalismo no pós-pandemia

“3, 2, 1… No Ar: Reflexos da Crise no Jornalismo” ganhou o Expocom, em Balneário Camboriú

Três estudantes da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas venceram a 30ª Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom) na categoria Produção Laboratorial em Telejornalismo, ocorrida durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado, entre os dias 3 e 6 de setembro, pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), no campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC).

Da esquerda para a direita, os estudantes Marina Fávaro, Renan Rosa Fiorentini, Luiz Augusto Oliveira de Almeida e Caio Alexandre Santos, representantes da PUC-Campinas durante o Expocom, em Balneário Camboriú (SC).

Os alunos Beatriz Cezar Fernandes, Luiz Augusto Oliveira de Almeida e Renan Rosa Fiorentini, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto Zanotti, alcançaram o feito com o projeto experimental “3, 2, 1… No Ar: Reflexos da Crise no Jornalismo”, produzido no ano passado, sobre como a crise do telejornalismo no pós-pandemia de Covid-19 acabou por pautar a reportagem audiovisual.

Reflexo do aprendizado
Beatriz explica que “ter o nosso projeto como o melhor do Brasil em telejornalismo é uma grande satisfação. Agradeço a todos os professores que acreditaram em nosso trabalho e nos deram a oportunidade e a coragem de seguirmos com ele”.

Luiz, por sua vez, afirma que a conquista é um reflexo de tudo o que foi aprendido na Faculdade de Jornalismo e um “reconhecimento de nosso esforço e dedicação ao longo de todo o ano de 2023. Este prêmio só reafirma a importância do tema que trouxemos à tona, de que não devemos apenas fazer jornalismo de qualidade, mas também debater o jornalismo, questionando os rumos de nossa profissão”.

Por fim, Renan conta que toda a experiência foi intensa e que é “muito bom ver os ótimos resultados que alcançamos”. Ele completa dizendo que foi uma realização pessoal “poder trabalhar com um tema que eu gosto tanto e voltar de Balneário Camboriú com esse prêmio. Sem dúvida nenhuma, é muito bom”.

Para a diretora da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Rosemary Bars Mendez, participar do Expocom é sempre uma oportunidade para que os alunos mostrem, não só os seus talentos, mas também tudo o que aprenderam durante a graduação.

Luiz Augusto e Renan exibem o prêmio conquistado durante a 30ª Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom), na categoria Produção Laboratorial em Telejornalismo, ocorrida durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Ela ressalta que “ganhar o prêmio de melhor do Brasil é o reconhecimento máximo que um estudante pode receber ao longo de sua trajetória no curso” e que “essa premiação referenda a qualidade do ensino da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, antenada com a demanda pedagógica e as exigências do mercado de trabalho”.

Intercom Sudeste
No Congresso Regional de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste), etapa anterior a nacional, realizada no Campus Professor Bonifácio Andrada, do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (Unipac), em Barbacena (MG), a Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas contou com quatro trabalhos premiados.

Além de “3, 2, 1… No Ar: Reflexos da Crise no Jornalismo”, que já havia conquistado a etapa regional na categoria “Série de Reportagem Audiovisual”, os outros três trabalhos vencedores foram: “Papo de Calçada”, um programa de rádio transmitido pela Rádio Brasil de Campinas com o objetivo de discutir a situação dos idosos na Região Metropolitana de Campinas (RMC), vencedor na categoria “Projetos de Extensão”, produzido pelo aluno Gustavo Tintoti, sob a orientação da Profa. Ma. Cecília Helena Toledo Vieira; “Clube Machadinho – A História do Clube Machadinho: Entre a Memória e o Esquecimento”, na categoria “Audiojornalismo”, concebido pelos alunos Caio Alexandre Santos e Frederico Vieira de Brito Neves, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia de Paiva Jacobini; e “On-line e Desprotegidas: A Invisibilidade da Violência Virtual”, na categoria “Ciberjornalismo”, executado pelas estudantes Monike Vitório da Silva e Rafaela Antonia Alves de Oliveira, também sob a orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia de Paiva Jacobini.

Daniel Bertagnoli
24 de setembro de 2024