PUC-Campinas participa de simulado e promove atividades para idosos na Arautos da Paz durante a Semana da Mobilidade Urbana

Atividade envolveu simulação de trauma com múltiplas vítimas e ação de prevenção de quedas para idosos, entre outras situações de atendimento

A Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, em parceria com a Secretaria de Saúde de Campinas e a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) – empresa que gerencia o trânsito da cidade realizaram, no último dia 21 de setembro, uma simulação de um acidente de trânsito com múltiplas vítimas. No local, também foi realizada uma atividade de conscientização voltada para idosos. A iniciativa visa alertar sobre os riscos que as imprudências no trânsito podem causar não apenas para as vítimas envolvidas no acidente, mas para a sociedade. Ação envolveu principais fatores de risco para sinistros, como consumo de álcool e excesso de velocidade.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Prefeitura de Campinas, Wanice Port, a iniciativa dessa simulação é dar visibilidade para esse tema. “A gente tem observado um aumento nos sinistros graves com óbitos de trânsito. Em Campinas, no ano passado, 52% dos sinistros graves com morte aconteceram com motociclistas e garupas. Esse evento visa sensibilizar as pessoas a repensarem essas situações de risco, principalmente relacionadas com excesso de velocidade e uso de álcool”.

No simulado, um motorista, que trafegava em alta velocidade, perde o controle do veículo e se choca com outros dois carros. Um dos envolvidos, embriagado, acabou atingindo duas motos que passavam pelo local. Pedestres que praticavam atividades físicas foram atropelados no acidente.

Ao todo, a cena contou com quatro veículos: dois automóveis e duas motos, além de 19 vítimas, sendo duas fatais. Entre as vítimas havia um bebê. Para a simulação de atendimento, foram acionados o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Anjos de Ambulância, e as concessionárias Via Colinas, CCR Autoban e Rota das Bandeiras.

Os Alunos do Projeto de Extensão do Vitalità foram os responsáveis pela coordenação dos cenários das vítimas, bem como com a preparação das mesmas com as maquiagens de simulação realística utilizadas. No intuito de sempre manter as coparticipações e também as interações com outros alunos parceiros, participaram ativamente da atividade  as Ligas do Trauma da PUC-Campinas e da Unicamp. Também foram atores ativos e importantes no evento a Guarda Municipal de Campinas, Polícia Militar, em especial o 1º BAEP, profissionais da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau).

O Prof. Dr. Joaquim Simões, Diretor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, que coordenou a participação dos estudantes da Universidade e da Unicamp, juntamente com o Pro. Dr. Gustavo Fraga, responsável pelo tema na Universidade de Campinas.

Segundo o professor Joaquim “em um acidente com a magnitude deste que foi simulado, onde temos 19 vítimas que necessitam de atendimento hospitalar, há interferência no sistema de saúde da cidade por um período. Todo o complexo hospitalar da região sofre com o evento, ocorrendo uma reação em cadeia com outros atendimentos naqueles hospitais referência. Assim, as vítimas vão dar entrada em vários hospitais, tanto público quanto privado, eventualmente necessitam de uma abordagem cirúrgica, utilizando uma sala e estrutura previamente programada para um paciente, que estava com câncer e com cirurgia agendada, e este não vai ser operado porque entrou a emergência desse acidente. Isso gera um delay em toda a cadeia de atendimento por uma imprudência do trânsito, simplesmente porque alguém achou que dava para dirigir com três latinhas na cabeça”, afirmou.

Acidentes

Segundo informações da Prefeitura de Campinas, no ano passado, os motociclistas representaram 52% (83) dos 159 óbitos no trânsito registrados em vias urbanas e rodovias. Houve alta de 17% no comparativo com 2022. Já os pedestres representaram 28% (44) dos óbitos, queda de 8% no intervalo considerado. Até julho deste ano 45 pessoas perderam a vida em vias urbanas de Campinas, entre eles, 23 (51%) motociclistas ou garupas e 13 pedestres (29%).

O excesso de velocidade é o principal fator de risco no trânsito e esteve presente em pelo menos 51 (34%) dos 149 sinistros registrados em 2023, que resultaram em 52 óbitos.

Com informações da Prefeitura de Campinas

Ações de Conscientização

Após o término do simulado, os acadêmicos da Liga de Extensão do Programa Vitalità da Pro Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da PUC-Campinas participaram de ações educativas no entorno da Lagoa do Taquaral, promovendo a educação ao atendimento de emergências clinicas, como desengasgo e parada cardiorrespiratória, bem como desenvolveram atividades visando a prevenção de quedas na população 60+, realizando atividades práticas hands-on e distribuindo folders educativos acerca do assunto.

Clique aqui para baixar o folder sobre Engasgo

Clique aqui para baixar o folder sobre Prevenção de Quedas na População Idosa

Clique aqui para acessar o folder sobre Parada Cardiorrespiratória