Se eu for eleito, prometo fazer isso e aquilo!

A frase soa familiar?

Mesmo que você não goste de política, nos últimos meses foi impossível escapar desse assunto nas rodas de conversas, na mídia e nas redes sociais.

Política é para todos, mas nem todo mundo gosta e acaba deixando para escolher os candidatos na última hora, quase na boca da urna.

Apesar dessa aversão, é bom lembrar que a eleição é um processo democrático, um momento em que os eleitores têm a oportunidade de exercer o seu direito de voto e influenciar na tomada de decisões políticas e na escolha dos governantes.

Votar é importante porque é através desse ato que os cidadãos podem participar ativamente da construção do país e da sociedade em que vivem.

Tomar decisões e escolher quais caminhos devemos seguir também deve nortear a vida em outras situações. Vale para assuntos pessoais, como relacionamentos, casamento, filhos etc., e vale na mesma proporção para os caminhos profissionais.

Pense se, neste exato momento, você está satisfeito com o seu emprego ou a sua carreira. Será que você está procurando algo maior do que um salário melhor? Qual é o seu propósito? Já se perguntou onde você quer estar daqui a cinco ou dez anos? Será que estará na mesma função e fazendo as mesmas tarefas?

Se essas perguntas te fizeram parar e pensar, já é um bom começo! Talvez seja a hora de você mudar de profissão, de área e de vida.

Mas antes de sair por aí procurando outro trabalho, o melhor é planejar essa transição.

Não tenha medo do novo desafio. Recomeçar não é fazer tudo de novo, é fazer tudo NOVO!

Crie um projeto para você mesmo, algo que você possa ir alcançando pouco a pouco, mas de forma consistente. Pode ser necessário fazer uma reformulação da sua imagem pessoal e profissional. Tire um tempo para fazer uma reflexão e um cronograma com metas reais para alinhar o seu trabalho com os objetivos futuros.

Estude o mercado que deseja atuar, pesquise as oportunidades em alta e as tendências da área. Isso o ajudará a ter uma ideia melhor dos desafios que vai enfrentar e quais as opções mais atrativas relacionadas à carreira que você procura.

Estude e melhore as suas competências e habilidades para a função escolhida. Provavelmente, será necessário fazer uma pós-graduação, um curso de atualização e aprimorar um outro idioma. Além disso, faça networking!

Procure grupos e pessoas da área para onde você quer migrar. Fale com elas, pois já estão inseridas no setor e podem contribuir de um modo inesperado para a sua nova carreira.

Claro, mudar de carreira não significa necessariamente mudar de empresa, então, fique atento e tenha em mente que um cargo em aberto na organização onde você já está pode atender os seus objetivos de longo prazo.

Mudar também pode ser um ato político.

E, como lembrete final, não esqueça de votar. Muita gente lutou para termos eleições livres e o direito de escolher os governantes. Este ano somos 155,9 milhões de eleitores e devemos escolher prefeitos e vereadores em 5.569 cidades brasileiras. Esse é o nosso direito. Isso é democracia!

Para fazer a transição de carreira com conhecimento e resultados, venha conhecer os nossos cursos de pós-graduação.

8 de outubro de 2024