PUC-Campinas abre exposição “Do Céu às Raízes: Fragmentos de Identidade” na Galeria de Artes Visuais

Exposição, que começa nesta quinta-feira, traz Trabalho de Conclusão de Curso dos artistas Gabriel Cavalcante, Livia Vansan, Gabriela Giordano, Leticia Mirelly e Vinicius Ribeiro

A exposição “Do Céu às Raízes: Fragmentos de Identidade” abre suas portas nesta quinta-feira, na Galeria de Artes Visuais da PUC-Campinas, localizada no prédio H07, no Campus I. A inauguração oficial será às 20h50.

O trabalho apresenta ao público uma reflexão profunda sobre as complexidades da identidade humana, por meio de diversas linguagens artísticas. A mostra conta com uma seleção de produções artísticas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Artes Visuais da PUC-Campinas.

Sobre a exposição:

Dentre as obras estão:

• “Re(Sinto): Uma Jornada pela Memória e Autoconhecimento”, de Gabriel Cavalcante e Livia Vansan, que explora temas da memória afetiva e autoconhecimento por meio de animação 2D experimental e produção de trilha sonora.
  • “Um Não Lugar”, de Leticia Mirelly, que propõe uma imersão experimental nas linguagens da dança, performance e vídeo, abordando o conceito de “pardismo” no Brasil e a busca pelo pertencimento.
  • O políptico “Entre Símbolos e Arquétipos”, de Vinícius Ribeiro, traz uma reflexão sobre o mal da humanidade através de uma ótica não somente filosófica, mas também psicológica, sobre os pecados capitais.
  • “As Yabás”, de Gabriela Giordano, um conjunto de obras sobre poderosas orixás femininas da cultura afro-brasileira que buscam refletir a força da mulher na sociedade, destacando a importância da preservação das raízes culturais e ancestralidade africana.

Desta forma, a exposição convida o público externo e toda a comunidade acadêmica da PUC-Campinas para uma imersão nas narrativas que moldam nossa identidade, promovendo um diálogo sobre pertencimento e autoconhecimento em um mundo em constante transformação.

A visita é gratuita e segue até o dia 27 de outubro na Galeria da Faculdade de Artes Visuais, localizada no Campus I, Bloco 3, prédio H07.

Carlos Giacomeli
8 de outubro de 2024