Cesta básica em Campinas registra aumento de 2,43% em setembro

Preço da cesta ficou em R$ 714,38, valor R$ 16,93 superior ao mês de agosto

O preço da cesta básica em Campinas fechou setembro com alta de 2,43%, o que representa um acréscimo de R$ 16,93 no preço final, alcançando R$ 714,38. O estudo é coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa, com assistência de Alex Antônio Villalta Nunes.

Clique aqui e veja o estudo completo

Considerando-se o custo da cesta e a preconização de que o salário-mínimo seja suficiente para a aquisição de três cestas, o valor do salário-mínimo necessário deveria ser de R$ 2.143,14. Ainda, com os valores atualizados, uma cesta compromete 50,6% do valor do salário-mínimo vigente.

Este foi o primeiro aumento após quedas consecutivas, que deixaram a cesta no menor valor do ano em agosto. A carne (7,27%) e a banana (6,44%) apresentaram alta no período e ajudaram a elevar o preço final. Entre as demais altas, destacam-se, ainda, as do leite (6,44%) e do café (5,97%).

Já nas reduções, o item com maior destaque foi a farinha, com uma baixa de 5,39%, e o tomate (-4,52%).

Carlos Giacomeli
16 de outubro de 2024