PUC-Campinas promove semana de estudos com vários profissionais da área de publicidade
Publitalks contou com palestras e workshops e buscou proporcionar insights sobre o mercado
A Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas promoveu, entre os dias 23 e 27 de setembro, na Escola de Linguagem e Comunicação (ELC), no Campus I da Universidade, a 2ª edição do Publitalks, uma semana de estudos que reuniu diversos profissionais com o intuito de proporcionar insights (compreensão repentina de uma necessidade, problema ou oportunidade que se torna base para o desenvolvimento de novos produtos ou melhorias em produtos já existentes) sobre o mercado de trabalho publicitário.
A programação contou com a realização de dezoito palestras e seis workshops que trataram dos mais diversos temas, que incluíram desde o futuro da direção de arte, a linguagem inclusiva na prática e a revolução do marketing digital nas vendas até como se dá o funcionamento, na atualidade, da profissão de designer gráfico como freelancer e a relação do cinema com as marcas, passando pelo papel da inteligência artificial na prática da comunicação e do marketing e pela elaboração de “roteiros cativantes” com o Story Circle (estrutura criada pelo roteirista norte-americano Dan Harmon, que pode ser entendida como uma versão “reduzida” da famosa “Jornada do Herói”, desenvolvida pelo também norte-americano Joseph Campbell, em sua obra seminal “O Herói de Mil Faces”, de 1949).
De acordo com o diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda, Prof. Me. Hugo Gimenes de Lima, o balanço da edição deste ano do Publitalks foi positivo por uma série de razões, incluindo, dentre elas, o fato de o evento ser promovido pelos estudantes. Ele explica que apesar de haver uma liderança docente, que foi do Prof. Me. Carlos Alberto Zem, existe também uma liderança discente, que muda ano a ano.
“Um dos objetivos do Publitalks é fazer com que os alunos promovam um encontro de publicidade. Então, não é a direção da Faculdade quem o está promovendo e, sim, os próprios alunos, que estão conectados com novas temáticas e trazem isso para o evento, a fim de que todos possam se aprofundar mais em conteúdos, muitas vezes, não vistos ou pouco explorados em sala de aula, então, apesar de ser um evento aberto, com a possibilidade de que estudantes de outros cursos participem, incluindo de outras instituições de ensino superior, os assuntos, basicamente, giram em torno da publicidade mesmo, da comunicação e isso gera uma sensação de pertencimento a esse estudante de Publicidade e Propaganda que participa da organização do Publitalks”, explica Hugo.
Ele ressalta que “durante o evento, o docente faz as suas orientações, porém os alunos são os promotores de toda a solenidade, pensando nos materiais de comunicação, no rol de profissionais que irão palestrar e em toda a sua estrutura”.
Outro balanço positivo, segundo o diretor, foi a aglomeração de estudantes ao final de cada palestra, abordando os convidados para tirar as suas dúvidas ou para se candidatar a vagas de estágio que o palestrante sinalizou. Ele completa dizendo que “no Publitalks, é possível perceber que os alunos de outros cursos passam a conhecer a Faculdade de Publicidade e Propaganda, com a presença, por exemplo, de estudantes das engenharias em uma palestra cujo tema era a inteligência artificial. Essa promoção da interação é algo sensacional”.
Importância do evento
O Publitalks acontece uma vez ao ano e é, de acordo com Hugo, uma semana para se trazer profissionais, tanto do mercado publicitário e do mercado de pesquisa da publicidade como da área de comunicação para a PUC-Campinas a fim de que estes possam dialogar com os estudantes.
“Durante o evento, nós paramos todas as atividades realizadas em sala de aula para que o aluno fique em contato somente com o mercado. Além disso, são promovidos uma série de workshops e oficinas e se o tema de um ou mais deles não faz parte de sua grade curricular, ele pode experimentar essa nova experiência durante o evento. Nas palestras, os estudantes também podem acabam fazendo a sua network com profissionais que fazem parte do mercado, sendo, inclusive, uma possibilidade para que ele possa ampliar o contato com profissionais de fora do mundo acadêmico”, esclarece o diretor.
Comparecimento
Hugo ainda se diz feliz com o alto comparecimento nas palestras e workshops do Publitalks. Segundo ele, este foi “extremamente satisfatório”, em especial por conta da suspensão das aulas durante o evento e que “houve uma movimentação interessante de alunos do período matutino assistindo a palestras que estavam acontecendo no período noturno e vice-versa. Além disso, uma parcela significativa dos estudantes participou também dos workshops e isso foi algo que me deixou bastante satisfeito”.
Representação feminina
O Publitalks desse ano contou também com um número significativo de palestrantes mulheres, maior do que o de homens, inclusive. O professor diz que o objetivo foi, de fato, trazer representatividade para o evento, uma vez que “a quantidade de alunas mulheres na Faculdade de Publicidade e Propaganda hoje é maior do que o de homens e a ideia foi, através das palestrantes, trazer identidade para essas alunas, para que elas possam se ver como profissionais no futuro, palestrando, falando sobre o mercado e tendo posições de destaque no mercado publicitário”.
Mascote
Esse é o segundo ano seguido que o Publitalks acontece. Anteriormente, segundo o diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda, o evento tinha o nome de “Semana de Estudos” e há dois anos ele foi trocado a pedido dos próprios alunos, que puderam escolher a nomenclatura atual através de uma votação. A identidade visual do evento também foi desenvolvida por eles e, nesse ano, foi lançada a sua mascote, que ainda não possui nome, porém, um concurso está em andamento para decidi-lo através da votação dos estudantes.