Hospital Maternidade de Campinas celebra 111 anos com missa em ação de graças

Hospital foi fundado em 12 de outubro de 1913 e é referência em todo país

O Hospital Maternidade de Campinas comemorou, na última terça-feira (15), 111 anos de história com uma Missa em Ação de Graças. A celebração foi presidida por Monsenhor José Eduardo Meschiatti, Vice-Presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), Mantenedora do Hospital PUC-Campinas e PUC-Campinas.

A cerimônia reuniu colaboradores, médicos, autoridades e parceiros, em um momento de gratidão pela longa trajetória do Hospital na área da saúde materno-infantil.

Hoje o Hospital e Maternidade de Campinas tem o maior números de nascimentos do interior do país, com grande representatividade e referência no atendimento à saúde materno infantil.

História

Fundado em 12 de outubro 1913, Dia de Nossa Senhora Aparecida – mãe de Jesus e Dia das Crianças, o Hospital foi o primeiro que nasceu com a missão de atender às mães pobres muito antes da existência do Sistema Único de Saúde (SUS), o que se deu pela necessidade na época de se ter um hospital com condições de oferecer às mulheres carentes o apoio e o cuidado necessários no momento do parto.

Nos últimos anos, o Hospital tem enfrentado desafios significativos relacionados ao alto endividamento, que ainda não foi superado desde o início do processo de recuperação judicial, decretado há quase dois anos. Após a incorporação do Hospital Maternidade pela Mantenedora do Hospital PUC-Campinas e da PUC-Campinas, ocorrida no dia 27 de maio, a nova gestão tem se dedicado intensamente à reestruturação dos ativos e passivos da Instituição, mantendo todas as especialidades médicas existentes, quadro de colaboradores e qualificando assistência em saúde, sempre em respeito à história, finalidade e aos valores da Instituição.

Além da administração das dívidas, o novo modelo de gestão está focado na adequação e melhoria da estrutura física, parque tecnológico, capacitação de equipe e ambiente organizacional, com o objetivo de continuar oferecendo assistência de qualidade em um ambiente seguro e confortável à população.

Carlos Giacomeli
16 de outubro de 2024