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PUC-Campinas inaugura novo Espaço Universitário de Ensino e Aprendizagem no Campus II

Auditório do Hospital e 26 novas salas poderão ser utilizados para discussão e estudo de casos

A PUC-Campinas inaugurou em seu Hospital, localizado no Campus II, nesta última quarta-feira, dia 9 de outubro, o mais novo Espaço Universitário de Ensino e Aprendizagem, composto pelo reformado Auditório Silvio Carvalhal e por 26 novas salas que poderão ser utilizadas por professores e estudantes para, dentre outras atividades, a discussão e o estudo de casos médicos. Todas climatizadas, as salas estão equipadas, cada uma, com uma Smart TV de 55 polegadas e mobiliário moderno, ergonômico e confortável.

Para o Vice-Presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), mantenedora da PUC-Campinas, Monsenhor Dr. José Eduardo Meschiatti, a inauguração do Espaço Universitário de Ensino e Aprendizagem significa “crescer em qualificação, em atendimento, no acolhimento dos nossos alunos na Universidade e de nossos pacientes no Hospital”.

A cerimônia, ocorrida no próprio Auditório, contou com a presença do Vice-Presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), mantenedora da PUC-Campinas, Monsenhor Dr. José Eduardo Meschiatti, representando o seu Presidente, o Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller; do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; do Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Padre José Benedito de Almeida David; do Superintendente do Hospital PUC-Campinas, Dr. Aguinaldo Pereira Catanoce; da Diretora-Executiva de Saúde da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), Ana Luiza Ferreira Meres; do Decano da Escola de Ciências da Vida, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo; e do Gerente do Campus II, Prof. Dr. Gustavo Henrique da Silva; além de pró-reitores, gestores, professores, funcionários e estudantes.

Para o Vice-Presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), mantenedora da PUC-Campinas, Monsenhor Dr. José Eduardo Meschiatti, a PUC-Campinas precisa crescer, mas com sustentabilidade e, ao mesmo tempo, mantendo a qualidade. Ele diz ainda que a inauguração desse espaço significa “crescer em qualificação, em atendimento, no acolhimento dos nossos alunos na Universidade e de nossos pacientes no Hospital, então, hoje é um dia de muita alegria, de muita felicidade, porque a nossa Instituição está florescendo”.

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, explica que o momento da inauguração do novo espaço é de alegria e enfatizou a relação entre o Hospital e a Universidade. “Essa aproximação entre o Hospital e a Universidade ajuda a reforçar um modelo de formação na área da saúde que faz com que a nossa Instituição se destaque nesse campo e isto, certamente, nos prepara para os desafios que temos à frente”.

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, explica que o momento da inauguração do novo espaço é de alegria e enfatizou a relação entre o Hospital e a Universidade. “Essa aproximação entre o Hospital e a Universidade ajuda a reforçar um modelo de formação na área da saúde que faz com que a nossa Instituição se destaque nesse campo e isto, certamente, nos prepara para os desafios que temos à frente. Nós sempre temos de procurar os nossos referenciais na nossa formação, que é o que torna a Faculdade de Medicina da PUC-Campinas e o nosso Hospital Universitário de altíssima excelência, então, o Espaço Universitário de Ensino e Aprendizagem coloca a Universidade e o Hospital na direção de enfrentar esses desafios. Além dele, até novembro, esperamos inaugurar a Sala de Telemedicina, que é um novo espaço que só reforça esse nosso projeto”, antecipou.

A reforma do Auditório Silvio Carvalhal envolve todo um processo de readequação, uma vez que o novo layout foi desenhado para o espaço com a intenção de avançar cada vez mais nos processos de formação, sendo referência de qualidade, em especial em relação ao corpo docente. “Um sonho realizado nunca deve nos impedir de sonharmos cada vez mais com uma Universidade e um Hospital cada vez melhores, mas, mais do que isso, devemos sonhar com uma relação de trabalho conjunto, de compartilhamento, de partilha, porque isso nos engrandece e todos saem vitoriosos desse processo”, destaca Professor Germano.

Ensino de qualidade
O Decano da Escola de Ciências da Vida, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo esclarece que a PUC-Campinas sempre primou pelo ensino de qualidade e que para que isso continue a acontecer é preciso ter cursos com uma parte prática muito forte e que essa sempre foi uma característica das faculdades da Escola de Ciências da Vida.

“Nós sempre contamos com essa prática no Hospital, mas nós não tínhamos, exatamente, onde discutir sobre tudo o que nele acontece, então, com o intuito de haver um pouco mais de conforto, este espaço bastante grande pode agora acoplar a prática no atendimento ao paciente, em relação a exames, as novas tecnologias e afins com os estudos teóricos. O Auditório, por sua vez, remodelado, irá poder receber eventos, discussões e fóruns, então é algo fantástico”, comemora Professor Gonzaga.

Ganhos imediatos
O Superintendente do Hospital PUC-Campinas, Dr. Aguinaldo Pereira Catanoce, explica que serão dois os tipos de ganhos imediatos com a inauguração do Auditório e das salas. O primeiro é relativo a questão técnico-científica, pois, segundo ele, a medida que o tempo passa, há a necessidade de se adquirir novos dispositivos tecnológicos em virtude de novas situações em que o estudante demanda determinado aprendizado e, consequentemente, um aperfeiçoamento da ambientação e “isso é fundamental para que a gente tenha uma ótima performance educacional”.

“Outra situação”, finaliza o Superintendente, “é o compromisso do Hospital com essa área que será destinada, exclusivamente, ao ensino. Uma grande parte do corpo clínico do Hospital é constituída por professores, que precisam de uma estrutura adequada de trabalho para que possam passar o seu conhecimento adiante de forma adequada e, com isso, melhorar a performance do trabalho assistencial dentro do Hospital, passando a existir integração e estratégia de trabalho, não em relação a produção assistencial somente, mas também a produção educacional integrada”.



Daniel Bertagnoli
16 de outubro de 2024