PUC-Campinas é destaque em evento do Ranking 100 Open Startups

Ranking é a principal plataforma de open innovation da América Latina

A PUC-Campinas foi destaque durante a apresentação do resultado da 9ª edição do Ranking 100 Open Startups. O evento ocorreu no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira (17), e premiou as 100 startups e 100 corporações que mais se destacaram no setor de inovação aberta no ciclo 2024 (que compreende o período de julho de 2023 a junho de 2024).

O Ranking 100 Open Startups destaca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes em open innovation com startups, ampliando seu reconhecimento e atraindo novas oportunidades de negócios.

Além de reconhecer e premiar os principais praticantes de open innovation com startups, o Ranking tem como objetivo fomentar e medir a evolução dessa prática no Brasil e na América Latina.

Por contar com critérios objetivos, baseados na quantidade e intensidade dos relacionamentos entre corporações e startups, o Ranking é a maior e principal fonte de dados sobre open innovation na América Latina, com grande credibilidade e destaque na imprensa, e é utilizado como referência por empresas e investidores que buscam startups.

Representando o setor de instituições de ensino superior, subiram ao palco o reitor da PUC-Campinas, professor Germano Rigacci Júnior, o reitor da PUCPR (Paraná), irmão Rogério Renato Mateucci, e o reitor da Universidade Federal da Paraíba, professor Valdiney Veloso Gouveia.

O professor Germano destacou a relevância do Ranking 100 Open Startups e agradeceu o reconhecimento às universidades. “Nós não podemos deixar de destacar a importância das universidades para a produção de pesquisa, de ciência, de tecnologia e de formação de recursos humanos. Sem isso, nós não teríamos como ver prosperarem as startups e a inovação no país”, disse.

O reitor da PUC-Campinas destacou a importância desse processo para a Universidade. “Nós temos um programa voltado para a inovação e o empreendedorismo (Mescla). Desenvolvemos isso juntamente com uma outra empresa com expertise na área, Venture Hub, e nós alcançamos, hoje, 80 startups que estão no processo de aceleração”, acrescentou.

Durante sua fala aos presentes, o reitor ressaltou o ecossistema de inovação de Campinas, que reúne, além da PUC-Campinas, a Unicamp, diversos institutos de pesquisa – como o CNPEM, o CPQD, a Embrapa, o Laboratório de Luz Síncrotron Sirius, entre outras instituições. Além do forte apoio da Prefeitura de Campinas e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o reitor citou outras instâncias e órgãos. “No campo da inovação, sozinho, ninguém conquista isso, sem ciência, sem tecnologia. Sem o apoio da Softex, sem o apoio do Finep, sem o apoio da Fapesp e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação também fica muito mais difícil”, lembrou.

Entre os parceiros do Ranking 100 Open Startups, a Embrapa, presidida por uma egressa da PUC-Campinas, também foi destaque na apresentação do prêmio. A empresa foi uma das premiadas da noite. “É uma honra ser uma empresa reconhecida, que trabalha com inovação aberta. As startups são muito importantes para que a inovação chegue ao campo. Cada vez mais, a agropecuária brasileira tem protagonismo mundial. Mas temos ainda muitos desafios, onde a inovação aberta pode ajudar cada vez mais”, disse a presidente da empresa, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá.

Ranking

O Ranking 100 Open Startups é publicado desde 2016 pela 100 Open Startups, principal plataforma de open innovation da América Latina, com foco em promover e gerar negócios entre empresas e startups. A metodologia do Ranking 100 Open Startups tem como foco as relações de open innovation entre corporações e startups. Somam pontos as startups que se relacionam com corporações e, na outra ponta, as corporações que se relacionam com startups. Para saber mais sobre o ranking, clique aqui.

Carlos Giacomeli
18 de outubro de 2024