PUC-Campinas apresenta novo projeto Pavcon voltado para infraestrutura urbana

Universidade contará com parcerias para desenvolvimento de soluções em pavimentos de concreto reforçado

A PUC-Campinas anunciou, nesta segunda-feira, 21 de outubro, o novo projeto Pavcon, voltado ao desenvolvimento de soluções no campo da infraestrutura urbana, mais especificamente em soluções para pavimentos de concreto reforçado com fibras.

A parceria foi firmada entre a PUC Campinas e a ABCP – Associação Brasileira de cimento Portland e o IFRC – Instituto Brasileiro de Fibras para Reforço de Concreto com o objetivo de  atuar na articulação de pesquisas, conjuntamente com empresas parceiras, para o desenvolvimento e inovação na produção e qualidade de pavimentos  de concreto, tornando-se assim um polo de referência na área e contribuindo na ampliação da relação entre a Universidade e a sociedade.

A iniciativa tem por linhas de atuação três frentes: Pavimento de Concreto Reforçado com Fibras descontínuas; Pavimento de Concreto Reforçado com barras de FRP; e Desempenho de Pavimentos de Concreto Reforçados.

Para alcançar os objetivos, a Universidade dispõe de  vários laboratórios, dentre eles o LMCE – Lab de Materiais de construção e Estruturas, o Lab de Solos e Geotecnia,  de Eletroeletrônica e de Informática além de Trechos Experimentais, Pistas de testes, entre outros, conta também com profissionais capacitados, como professores das áreas de engenharia, pesquisadores, estudantes de Graduação e Pós-Graduação e técnicos.

Todo esse processo será realizado com a ajuda de parcerias. “Essa parceria reúne a Universidade e a iniciativa privada na busca de solução para problemas que as empresas parceiras apresentem para os pesquisadores da PUC-Campinas. É um desafio para pesquisa, para a formação e para a criatividade dos nossos estudantes”, afirmou o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

“A parceria é de fundamental importância para nós vermos a aplicabilidade das pesquisas desenvolvidas pelo PPG (Programa de Pós-Graduação) em infraestrutura Urbana e, especificamente, das pesquisas desenvolvidas no Grupo de Tecnologia do Ambiente Construído, voltadas para concreto e que podem ser aproveitadas e aprofundadas para uso em pavimentos reforçados de concreto”, afirmou a coordenadora do PPG de Infraestrutura Urbana, Profa. Dra. Lia Pimentel.

O diretor do IFRC se disse muito satisfeito com a oportunidade. “Nós estamos gratos em poder celebrar essa parceria, uma vez que o mercado de novas tecnologias para reforço carece de mais estudo, pesquisa e apresenta um potencial absurdo de aplicação que hoje não é explorado como deveria no nosso país. Nós acreditamos que poderemos ter aqui tecnologias apoiadas e suportadas pela Universidade, que possui a estrutura necessária para isso”, afirmou Ivan Marassatto Masiero.

A outra parceira, a ABPC (Associação Brasileira de Cimento Portland), através de seu presidente, Fernão Dias Paes Leme, também irá ser braço importante na evolução de todo o processo. “Vem pela frente um desenvolvimento robusto de soluções à base de cimento para pavimentação no Brasil. Temos um caminho longo de pesquisa e inovações para trazer soluções robustas e com alto apelo de sustentabilidade para as rodovias e vias urbanas do país”, afirmou Fernão Dias.

Carlos Giacomeli
24 de outubro de 2024