Curso de Licenciatura em Filosofia recebe nota máxima em avaliação do MEC

Bacharelado também havia conquistado a nota cinco no mês de abril deste ano

O Curso de Licenciatura em Filosofia da PUC-Campinas recebeu nota 5, grau máximo em conceito de curso do Ministério da Educação (MEC). Em abril deste ano, o Curso de Bacharelado já havia recebido a mesma nota, comprovando a excelência da Universidade na área. A avaliação é dimensionada a partir de três quesitos: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. Outros cursos que estão sendo avaliados pelo MEC, são: Artes Visuais, Letras, Pedagogia, Ciências Sociais e História.

“Embora tenhamos processos internos permanentes de autoavaliação, a avaliação do MEC é importante porque nos fornece uma real fotografia, em diferentes perspectivas avaliativas das nossas decisões e práticas cotidianas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, considerado inclusive todo aparato legal exigido pelo MEC pelo regular funcionamento de um curso de graduação em Filosofia”, disse o Diretor da Faculdade de Filosofia, Prof. Dr. Renato Kirchner.

O novo currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia é 100% presencial com componentes curriculares teóricos e práticos para a atuação docente. Está organizado em ciclos e módulos, correspondendo aos semestres e ao tempo de duração do curso que totaliza quatro anos de duração mínima.

Na dimensão de Organização Didático-Pedagógica, foram avaliados 17 diferentes quesitos como estrutura curricular, perfil profissional do egresso, conteúdos curriculares, apoio ao discente, metodologia, estágio curricular supervisionado, integração com as redes públicas de ensino, atividades práticas de ensino, tecnologias de comunicação e informação, dentre outros.

Na dimensão Corpo Docente e Tutorial foram avaliados 9 quesitos, como regime de trabalho, experiência no exercício da docência na educação básica e superior, titulação e produção científica, cultural, artística ou tecnológica.

Por fim, na Infraestrutura foram avaliados mais 8 quesitos, como salas de aula, espaços de trabalho, acesso a equipamentos de informática, biblioteca física e eletrônica, laboratórios didáticos de formação.

A nota conquistada pela Faculdade de Filosofia reflete a qualidade de seu Curso de Licenciatura, bem como posiciona a responsabilidade e o compromisso social da PUC-Campinas com a formação de futuros professores para o ensino da Filosofia.

Carlos Giacomeli
24 de outubro de 2024