Papa Francisco publica sua quarta encíclica: Dilexit nos

Pontífice havia anunciado a encíclica em uma audiência geral em junho e trata do amor humano e divino do coração de Jesus Cristo

O Papa Francisco publicou, nesta quinta-feira (24), a quarta encíclica de seu pontificado. O Pontífice, por meio do documento Dilexit nos (“Ele nos amou”), pede que mudemos nosso olhar, nossa perspectiva e nossos objetivos, recuperando aquilo que é mais importante e necessário: o coração.

Acesso aqui a encíclica na íntegra

O texto é inteiramente dedicado ao culto do Sagrado Coração de Jesus. O Santo Padre havia anunciado o lançamento durante a audiência geral na Praça São Pedro, em 5 de junho (mês tradicionalmente dedicado ao Sagrado Coração de Jesus). Na ocasião, manifestou o desejo de que o texto faça meditar sobre os aspectos “do amor do Senhor que possam iluminar o caminho do renovamento eclesial; e também que possam dizer algo significativo a um mundo que parece ter perdido o coração”.

A importância de voltar ao coração

Aberta por uma breve introdução e dividida em cinco capítulos, a encíclica sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus reúne “as preciosas reflexões de textos magisteriais precedentes e de uma longa história que remonta às Sagradas Escrituras, para repropor, hoje, a toda a Igreja esse culto carregado de beleza espiritual”.

No primeiro capítulo, “A importância do coração”, o Papa explica por que é necessário “voltar ao coração” em um mundo no qual somos tentados a “nos tornarmos consumistas insaciáveis e escravos na engrenagem de um mercado”. O segundo capítulo é dedicado aos gestos e palavras de amor de Cristo.  No terceiro capítulo, “Este é o coração que tanto amou”, o Pontífice recorda como a Igreja reflete e refletiu no passado “sobre o santo mistério do Coração do Senhor”.

Nos dois últimos capítulos, o Papa Francisco destaca os dois aspectos que “a devoção ao Sagrado Coração deve reunir hoje para continuar a alimentar-nos e a aproximar-nos do Evangelho: a experiência espiritual pessoal e o compromisso comunitário e missionário”.

Encíclicas

Dilexit nos é a quarta encíclica de Francisco após Lumen fidei (29 de junho de 2013), escrita a quatro mãos com Bento XVI; Laudato si’ (24 de maio de 2015), sobre a crise ambiental e a necessidade de cuidar da Criação; e Fratelli tutti (3 de outubro de 2020), que sintetiza os apelos e mensagens do Papa sobre a urgência da fraternidade e da amizade social em um mundo fragmentado, à época pela pandemia de covid-19, e hoje por guerras e conflitos.

(imagem de destaque: Vatican News)

Carlos Giacomeli
24 de outubro de 2024