PUC-Campinas leva soluções para a APTA Portas Abertas, realizada no IAC

Universidade esteve presente no evento com vários cursos de graduação

A PUC-Campinas participou, nos dias 18 e 19 de outubro, do evento APTA de Portas Abertas, realizado no IAC (Instituto Agronômico de Campinas). A Universidade levou diversos cursos, apresentando variações de produtividade, utilizando os produtos desenvolvidos pelo IAC.

Estiveram no evento além da Engenharia Agronômica, que já possui parceria com o IAC para o curdo de Graduação, cursos que têm afinidade com os produtos que são desenvolvidos no IAC, como Nutrição, Ciências Farmacêuticas, Química e Ciências Biológicas e Engenharia Química, Engenharia de Alimentos que realizaram inserções durante as atividades.

“O saldo foi muito positivo para nós, com os cursos apresentando cremes e outros alimentos. Para o curso de Engenharia Agronômica, que possui a parceria com o IAC, foi extremamente positivo para os estudantes, que se mostraram muito engajados. Eles monitoraram atividades realizadas na estufa, foram instrutores. Uma experiência muito bacana para eles. Recebemos um grande público de 2° grau, na sexta, e público geral no sábado”, comentou a Diretora da Faculdade de Engenharia Agronômica, Profa. Dra. Regina Longo, que também esteve na organização do evento.

“É sempre bom participar de eventos como este, que têm como intuito mostrar e, principalmente, conscientizar a população de Campinas e região, sobre a importância do trabalho desenvolvido por instituições de ensino, pesquisa e extensão, como é o caso da PUC-Campinas e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), fundamentais para o desenvolvimento de diversos setores da economia, da sociedade, respeitando sempre o meio ambiente, afinal, é nossa casa comum. Nos dois dias do evento, os alunos da graduação, dos cursos participantes da PUC-Campinas, puderam apresentar seus trabalhos, tanto para os visitantes, quanto para os pesquisadores do IAC, abrindo novas possibilidades para parcerias, aulas práticas e estágios”, afirmou o Prof. Dr. Leandro Garcia da Costa, da Engenharia Ambiental, que também participou da organização.

A Nutrição, por exemplo, apresentou soluções para alguns alimentos. “A Faculdade de Nutrição que recebeu alguns alimentos produzidos pelo IAC para elaboração de receitas para que a população pudesse ver e provar. O objetivo foi mostrar que muitos dos alimentos que elas têm em casa podem ser usados em receitas saborosas e saudáveis. Para nós da Faculdade de Nutrição foi uma oportunidade de fazer networking e conhecer um pouco da história e da estrutura do IAC, que tem tanta relação com a alimentação e nutrição da população”, disse a Profa. Dra. Mara Ligia Biazotto Bachelli, diretora da Faculdade de Nutrição.

O evento celebrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi desenvolvido simultaneamente em sete unidades de pesquisa vinculadas à APTA, proporcionando ao público um momento para conhecer de perto os trabalhos realizados pelos institutos e interagir com pesquisadores.

No saguão da sede do IAC foi realizada a exposição das atividades desenvolvidas pelos Centros de Pesquisa de Café, Horticultura, Grãos e Fibras, Fitossanidade, Solos e Pesquisas de Fertilizantes, Recursos Genéticos Vegetais, Biossistemas Agrícolas e Pós-colheita, Engenharia e Automação, Frutas, Cana, Citricultura, Seringueira e Sistemas Agroflorestais.

Os visitantes conheceram o uso de microscopia digital para análise de agregados do solo, o desenvolvimento de equipamento para colheita do sisal, a miniatura de Equipamento de Proteção (EPI) do projeto Quepia, o trabalho de adjuvantes com demonstração de efeito espalhante de defensivos, a demonstração com óculos digital sobre o sistema de avaliação da pulverização e o uso de drone para aplicação de defensivos.

Quem esteve no local também pôde ver amostras de cultivares desenvolvidas pelo IAC de abacaxi, uva e banana, além de vinhos produzidos com variedades IAC e produtos de macadâmia, além de outras atrações.

Carlos Giacomeli
24 de outubro de 2024