PUC-Campinas promove experiência única a estudantes na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Participantes puderam vivenciar experiências em oficinas e ter contato com o mundo universitário da tecnologia e da ciência nos dois Campi da Universidade

Nos dias 17 e 18 de outubro, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) realizou a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nos dois campi da Universidade, proporcionando uma imersão de dois dias para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), focou na promoção da educação científica por meio de oficinas e palestras centradas no tema “Biomas do Brasil: Celebrando a biodiversidade, integrando os saberes e inovando com tecnologias sociais”.

Com a participação de mais de 700 adolescentes RMC, as atividades buscaram fomentar o interesse pela ciência e tecnologia, oferecendo aos jovens a oportunidade de vivenciar experiências práticas e educativas. Segundo a Profa. Dra. Carla Cristina Enes Gomes, Gerente de Pesquisa e Stricto Sensu da PUC-Campinas e uma das organizadoras do evento, o feedback dos participantes foi altamente positivo: “Os docentes responsáveis relataram uma participação intensa e engajada por parte dos estudantes, que se mostraram proativos e curiosos ao longo das atividades. Ao final, expressaram gratidão pelas experiências vividas”.

A organização do evento contou com a colaboração das Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, envolvendo diversos atores da Universidade, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores, extensionistas, bolsistas de iniciação científica e alunos dos Programas de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pedagógica (PRP), dos mais diversos cursos de graduação e pós-graduação.

As oficinas foram estruturadas com o objetivo de promover uma integração interdisciplinar, reunindo saberes de áreas como biologia, agronomia, ecologia, geografia, filosofia, ciências sociais, tecnologia e saúde. A proposta buscou explorar as interfaces entre essas disciplinas, visando ampliar a compreensão sobre os biomas brasileiros e sua preservação.

A Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, Pró-Reitora de Graduação, destacou a importância do tema para as diversas áreas de atuação profissional. “A discussão das questões dos biomas é transversal e relevante para todas as profissões. Nas oficinas, os estudantes puderam ter uma visão prática das possíveis carreiras e entender a interseção entre ciência, tecnologia e as demandas contemporâneas”, afirmou a Pró-Reitora.

Complementando essa perspectiva, a Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, destacou a importância do evento para o desenvolvimento de competências e a ampliação de horizontes dos alunos da Universidade. “Esse evento é muito importante para comunicação e divulgação cientifica, aproximação da sociedade e da academia e para inspirar estes jovens estudantes sobre a importâncias dos estudos, da relevância da ciência e da possibilidade de eles serem os futuros cientistas e profissionais para o desenvolvimento do país”, concluiu.

Carlos Giacomeli
25 de outubro de 2024