VII EEcon traz temas da atualidade da economia e da gestão na PUC-Campinas
Evento, realizado durante os dias 16, 17 e 18 de outubro, contou com a presença de profissionais renomados do mercado
O VII EEcon, realizado de 16 a 18 de outubro pela Escola de Economia e Negócios (EEcoN) da PUC-Campinas, trouxe aos alunos da graduação e pós-graduação uma oportunidade de interagir com profissionais importantes do mercado, intelectuais e servidores públicos, atualizados com as temáticas atuais da área. Eles puderam debater temas importantes do cotidiano da economia e trocar conhecimentos no ambiente acadêmico.
“Nós tivemos um excelente público em todas as sessões. Imagino que essa situação tenha se dado em função dos temas, bastante diversos entre si, mas todos eles relacionados de maneira muito intensa com a dinâmica da economia, da gestão, e sobretudo dos desafios que temos no momento”, comentou o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas, Prof. Me. Roberto Brito de Carvalho.
O evento teve início no período matutino, dando ênfase às discussões sobre economia criativa e cultural. Foram apresentados aos estudantes as experiências de gestão das escolas de samba, com os presidentes da Mocidade Alegre e Acadêmicos do Tatuapé, Solange Cruz Bichara Resende e Eduardo dos Santos, que falaram um pouco sobre o cotidiano da gestão, os problemas, os impactos econômicos dessa dinâmica. Na quinta-feira foi feita uma leitura com perfil mais técnico-científica a partir dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Cultura, com o pesquisador do IBGE Leonardo Queiroz Athias. No período da tarde, foi realizada uma oficina para que a exploração dos dados do IBGE em pesquisas e afins, possam ser melhor trabalhados. Na sexta-feira foi a vez de debater o setor automobilístico com o vice-presidente de Operações da Hyundai, Marcos Oliveira, que também é responsável pela pesquisa de motores no Brasil, que destacou as estratégias da montadora para enfrentar as grandes mudanças no segmento.
No período noturno, o VIII EECON iniciou com uma ação conjunta o 35º Enangrad (outro grande evento que ocorreu concomitantemente na Universidade), com um conjunto de manifestações artísticas propostas pelo Centro de Cultura e Arte. Na quinta-feira foi realizado um debate os profissionais da área de finanças, Leonardo Costa (Ethymos), Giancarlo Frasson (Vollare), Caio Bento (Fjord Weatlh) e Mari Furlan (XP Investimentos) representando escritórios e banco, que auxiliaram os estudantes a entenderem melhor o “fervor” do trabalho na área de serviços financeiros. No encerramento, na sexta-feira, os alunos e alunas puderam acompanhar uma magnífica aula com o professor Dr Carlos Pinkusfeld, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que trouxe uma análise do quadro de conjuntura econômica brasileira, falando também sobre os problemas estruturais do país.
“A semana foi formada por uma diversidade de temas, onde os alunos da Escola de Economia e Negócios, tiveram um aproveitamento bastante intenso e uma participação importante nas discussões. Imaginamos que ainda haverá desdobramentos nas salas de aula sobre os conteúdos debatidos e aquilo que foi abordado pelos profissionais que vieram de fora da Universidade, contribuindo com a discussão e a formação técnica, profissional e científica de nossos estudantes”, completou o professor Roberto Brito de Carvalho.