Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Alunos de Jornalismo vivenciam profissão de assessor em agência de comunicação

Estudantes visitaram as instalações da Vira Comunicação durante projeto Jornada do Aluno, que reuniu 15 alunos da Faculdade de Jornalismo, que irão participar de workshop durante 16 encontros

Estudantes da Faculdade de Jornalismo, da PUC-Campinas, iniciaram o projeto “Jornada do Aluno, Vivência Profissional”, realizado em conjunto com a Vira Comunicação, uma das maiores empresas de assessoria de imprensa da região, com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. O objetivo é apresentar aos estudantes o funcionamento do setor por meio de atividades que serão realizadas em 16 encontros, que seguem até o mês de março de 2025. Ao final do processo, cinco dos quinze alunos deverão ser selecionados para estagiar na empresa.

Guilherme Pichonelli, CEO da Vira Comunicação, ressalta a importância do projeto. “Queremos levar para os alunos da PUC-Campinas a forma mais prática do mercado. Mostrar, para além da teoria, como funciona o dia a dia uma assessoria de imprensa, quais são os processos, como é o relacionamento com o jornalista, com o cliente e como a gente busca dados”, disse.

Para o Prof. Dr. Lindolfo Alexandre de Souza, decano da Escola de Linguagem e Comunicação (ELC) a iniciativa da Jornada do Aluno é motivo de comemoração e tem o respaldo nas Atividades Complementares que os alunos devem realizar ao longo da graduação. “A importância de uma parceria como essa, com uma empresa consolidada do campo da comunicação, para nós é motivo de muita alegria. É sempre importante para as instituições de ensino superior, estreitar o vínculo com o mercado. Isso é bom porque oferece mais oportunidade para o aluno, e os próprios professores se aproximam numa perspectiva de olhar o que acontece lá no dia a dia da profissão, enriquecendo as aulas”.

Diego Linardo Filho, aluno de Jornalismo, espera que a jornada contribua para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e que complemente os conteúdos trabalhados em sala de aula. “Eu decidi me inscrever pela oportunidade de trabalhar na área, que é uma das que eu mais me interesso e compõe o curso de Jornalismo. Depois da apresentação sobre a empresa acredito que a minha vontade de conhecer as atividades da assessoria aumentou ainda mais”.

Segundo o CEO da empresa, as discussões serão voltadas às Teorias da Comunicação, adaptadas às realidades das redes sociais. “É muito atualizado com dia a dia do mercado, como realmente funciona e isso vai trazer a praticidade para nossa jornada. Entender como funciona o mercado faz a gente conseguir executar melhor”, afirma. As práticas vão refletir o trabalho diário do profissional de assessoria e trabalhar os conceitos de mídia.

A Profa. Dra. Rose Bars, diretora da Faculdade de Jornalismo, lembra que as discussões para a construção da Jornada do Aluno começaram há cerca de um ano, com o apoio da Profa. Dra. Cecília Toledo, que ministra os componentes de Comunicação Organização e de Estágio Obrigatório no curso. “Planejamos com cuidado essas atividades para compor a formação do nosso aluno, para que ele possa estar cada vez mais inserido no mercado de trabalho”, afirmou.



Carlos Giacomeli
30 de outubro de 2024