FAU celebrará 50 anos de existência com lançamento de livro sobre a sua trajetória
Evento acontece no próximo dia 14 de novembro, às 18h30, no Auditório do Campus I
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da PUC-Campinas celebrará seus cinquenta anos no próximo dia 14 de novembro, às 18h30, no Auditório do Campus I. O evento reunirá estudantes, egressos, docentes, funcionários, pró-reitores e decanos em uma celebração deste marco simbólico.
Durante o evento, haverá o lançamento, pela Editora Splendet, do livro “50 Anos Projetando o Futuro – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo”. A obra registra a rica e inspiradora trajetória da Faculdade nesse meio século de história, completado neste ano, por meio de fotos, depoimentos e memórias sobre a sua trajetória.
Alguns exemplares da obra serão distribuídos entre os convidados e o lançamento também contará com uma apresentação sobre o livro, um espetáculo musical, homenagens e coquetel. Além disso, será realizada uma oração em ação de graças para celebrar o cinquentenário.
Além disso, serão homenageados o Prof. Me. Roberto Silva Leme, docente mais longevo da Faculdade ainda integrando o corpo de professores, tendo ingressado na PUC-Campinas, em 1974, primeiro ano de funcionamento do curso, e o Prof. Dr. Wilson dos Santos Junior, também conhecido como Caracol, ex-diretor da Faculdade em duas gestões e vice-diretor em outras duas (totalizando dezesseis anos na gestão do curso de Arquitetura e Urbanismo), ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e, atualmente, a frente do novo programa de extensão da Universidade, o ProHabitat.
Projeto do livro
De acordo com a Profa. Dra. Ana Paula Giardini Pedro Trevisan, diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com o retorno presencial às reuniões do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho da Faculdade em 2022, após o período de isolamento imposto pela pandemia de Covid-19, lembrou-se da proximidade do aniversário de cinquenta anos do curso e, então, teve início o projeto do livro, que apenas passou a se consolidar no segundo semestre do ano passado com o apoio da Editora Splendet e da Reitoria da Universidade.
“Com o exíguo tempo que nós tínhamos para convidar pessoas para ceder seus depoimentos e relatos para a elaboração do livro e cientes de que este não seria uma reconstrução histórica oficial ou completa, a ideia foi de compilar memórias sobre o que chamamos de “estruturas fundantes” do nosso curso, os elementos, as estratégias e as ações que delinearam a identidade de nossa escola, registrando uma perspectiva, dentre inúmeras, do que foi e é a Faculdade de Arquitetura da PUC-Campinas”, explica a professora Ana Paula.
“Esses cinquenta anos de existência do curso representam a tradição e a solidez de nossa escola, que hoje já formou mais de 5.500 arquitetos e urbanistas que atuam, não apenas no interior de São Paulo, mas em todo o Brasil e fora dele. É uma escola que se mantém viva e pulsante nesse último meio século porque sempre esteve atenta as demandas do presente, as transformações, e se lançando em direção ao futuro”, conclui a diretora.