Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Almoço solidário no Jardim Itatinga promove solidariedade e espiritualidade

Ação promovida pelo CEPROMM teve participação de representantes da PUC-Campinas

O Jardim Itatinga, bairro de Campinas marcado pela vulnerabilidade e desigualdade social, recebeu, na última quarta-feira, dia 18 de dezembro, o “Almoço Solidário”, promovido pelo Centro de Promoção para um Mundo Melhor (CEPROMM). O evento reuniu educadores, técnicos sociais, professores, voluntários e famílias, oferecendo não apenas uma refeição, mas um momento de vivência concreta do Evangelho em ação, por meio do acolhimento e do fortalecimento comunitário.

A ação contou com a participação de representantes da PUC-Campinas, como o Prof. Dr. Everton Silveira, do Programa de Desenvolvimento Humano Integral (PDHI): Levanta-te e Anda; a Profª. Dra. Camilla Marcondes Massaro, do Observatório; e a Profa. Dra. Vera Plácido, Gerente de Extensão. A presença reforçou o papel da Universidade em iniciativas que conectam o ambiente acadêmico às demandas da sociedade.

O evento teve como objetivo fortalecer vínculos, resgatar a autoestima e valorizar histórias e potencialidades dos integrantes da comunidade. Além disso, o “Almoço Solidário” também buscou contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, reunindo fé, ação social e compromisso acadêmico. “A dimensão espiritual do encontro é evidente: é na vivência do amor cristão que as barreiras são derrubadas, e a esperança é renovada. Inspirado pelo exemplo de Cristo, que caminhava entre os marginalizados e oferecia a eles dignidade e esperança, o CEPROMM faz da espiritualidade cristã a base de seu trabalho”, destacou o Prof. Dr. Everton Silveira.

O Centro de Promoção para um Mundo Melhor (CEPROMM) promoveu, na última quarta-feira, dia 18 de dezembro, o “Almoço Solidário”. O evento aconteceu na sede da instituição, no Jardim Itatinga, bairro de Campinas marcado pela vulnerabilidade e desigualdade social.

Sobre o Bairro
O Jardim Itatinga, localizado em Campinas, é uma região que enfrenta desafios sociais significativos, demandando ações voltadas à redução das desigualdades e ao fortalecimento da comunidade local. Nesse contexto, o CEPROMM se destaca como uma iniciativa essencial, oferecendo suporte e promovendo a transformação social por meio de ações educativas e de proteção às crianças, adolescentes e suas famílias.

Parceria PUC-Campinas e CEPROMM
O CEPROMM, que desde 1993 atua na promoção dos direitos de crianças, adolescentes e suas famílias, é uma organização guiada pelos valores cristãos de solidariedade e justiça, atendendo diariamente 330 crianças e adolescentes em situações de risco. E a expectativa é que parceria entre a PUC-Campinas e o Centro ganhe novos desdobramentos e se intensifique em 2025, com projetos voltados à geração de emprego e renda no Jardim Itatinga. As iniciativas visam criar alternativas que reduzam a vulnerabilidade social, levem esperança e promovam a autonomia das famílias locais, por meio da criação de oportunidades que geram transformações sociais.

A participação da PUC-Campinas no “Almoço Solidário” reafirma o compromisso da Universidade com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Por meio do Programa de Desenvolvimento Humano Integral (PDHI): Levanta-te e Anda, e de outras iniciativas institucionais, a PUC-Campinas colabora com a sociedade civil e o poder público para promover autonomia, dignidade e justiça social na região. “O desafio está lançado: que a experiência do Almoço Solidário inspire mais ações concretas e que a espiritualidade cristã continue sendo a força motriz para a construção de um mundo onde cada ser humano possa viver com respeito, equidade, dignidade, oportunidades, liberdade e amor: pilares da emancipação Humana e Social!”, disse o Prof. Dr. Everton Silveira.



Daniel Bertagnoli
19 de dezembro de 2024