Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Estudantes de Jornalismo da PUC-Campinas produzem programa cultural para a EducaTV

 O Varal Cultural foi uma iniciativa vinculada à disciplina “Projeto Integrador IV: Digitais”

Vinte e um estudantes do 4º período da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas produziram, ao longo de todo o segundo semestre de 2024, o programa Varal Cultural, uma iniciativa pedagógica vinculada à disciplina “Projeto Integrador IV: Digitais”.

O projeto, que consistiu em quinze programas semanais de, aproximadamente, cinco minutos, veiculados na EducaTV (canal aberto 12.2 UHF de Campinas e na plataforma Educaflix) entre os dias 30 de agosto e 6 de dezembro de 2024, abordou agendas culturais de Campinas e região, sendo exibido todas as sextas-feiras, às 13h.

De acordo com o orientador do projeto, o Prof. Me. Artur Vasconcellos Araújo, a parceria com a EducaTV permitiu a integração do conteúdo produzido pelos estudantes com uma plataforma de ampla visibilidade, o que potencializou, segundo ele, a experiência prática de comunicação real e a sua difusão. “Nós buscamos o compromisso com metodologias ativas de ensino, como a aprendizagem baseada em projetos (metodologia ativa de ensino que propõe a atividade prática como ferramenta), o que coloca os alunos no centro do processo de aprendizado”, explica.

Ao longo do período em que o projeto se deu, os estudantes foram subdivididos em cinco grupos. Cada um deles realizou três programas e os seus integrantes assumiram diferentes funções ao longo das produções, com uma rotação interna na realização de cada atividade, dentre as quais, a concepção de pautas, a roteirização e a edição.

“Acho interessante destacar o impacto formativo do projeto, que proporciona aos alunos e alunas uma vivência prática e desafios similares aos do mercado, como curadoria de conteúdo e cumprimento de prazos. Eles gostaram muito de fazer os programas e houve um engajamento de encher os olhos. Estamos orgulhosos de conseguirmos responder à altura os desafios do projeto”, comenta o professor Artur.

De acordo com a estudante Gabriela Belloto Baptista (ao fundo), a experiência da participação “foi muito divertida porque nós tivemos bastante liberdade criativa. Nas três edições do Varal Cultural que o meu grupo produziu, eu fiquei como diretora e produtora, então, ter toda essa experiência do ‘por trás das câmeras’ foi muito importante e eu gostei muito”.

Segundo ele, para este ano de 2025 ainda não há previsão de que o projeto ocorra novamente, porém, a atividade realizada ao longo do segundo semestre de 2024 foi muito bem avaliada, tanto pela Faculdade de Jornalismo, quanto pela EducaTV.

Liberdade criativa
De acordo com a estudante Gabriela Belloto Baptista, a experiência da participação “foi muito divertida porque nós tivemos bastante liberdade criativa. Nas três edições do Varal Cultural que o meu grupo produziu, eu fiquei como diretora e produtora, então, ter toda essa experiência do ‘por trás das câmeras’ foi muito importante e eu gostei muito, até mais do que apresentar. Entender como funciona e pensar no evento que mais se encaixava no nosso perfil, foi incrível. Com certeza, eu irei sentir saudade de produzir novos programas”.

Sobre a montagem dos episódios, ela disse que cada membro do grupo ficava a cargo de uma das quatro ou cinco pautas de cada edição e que um dos integrantes se ocupava de acertar o roteiro de gravação. Ela lembra que “a decupagem (em um vídeo, é o planejamento da filmagem, a divisão de uma cena em planos e a previsão de como estes planos vão se ligar uns aos outros através de cortes) sempre foi a pior parte, mas que na edição, com o pessoal do Laboratório de Imagem e Som (LabIS) da Universidade, o nosso trabalho ficou, exatamente, do jeito que a gente havia, originalmente, imaginado”.

Para o aluno Murilo Pascale Martins de Oliveira (terceiro da esquerda para a direita), participar do Varal Cultural foi algo “bastante interessante, porque nós pudemos sair um pouco da nossa rotina de, às vezes, ficar só em sala de aula ou voltado para as produções escritas. Como esse foi um projeto que chegou ao público externo à Universidade, a gente se sentiu mais incentivado a fazê-lo também, até mesmo por conta da nossa exposição”.

Trabalhando com TV
Sobre a experiência de produzir para a televisão, Bianca comenta que o mais interessante foi entender o ponto de vista de quem trabalha na área, uma vez que, apenas um integrante de seu grupo já havia trabalhado em uma emissora de TV e “ver todo esse processo de perto e lidera-lo foi bem desafiador. Com certeza, nós conseguimos melhorar a nossa oratória e aprendemos a ler e passar o teleprompter (TP) (equipamento acoplado às câmeras de vídeo que exibe o texto a ser lido pelo apresentador de TV) da forma certa e acredito que todos ficaram com vontade de experienciar tudo isso novamente, mesmo com alguns momentos de nervosismo. Ao final, nós conseguimos nos organizar e fazer tudo sair dentro do deadline (termo em inglês que significa prazo final ou data-limite para o fechamento de uma edição ou para a entrega de uma matéria ou anúncio). Fomos muito elogiados por isso. Nós amamos essa experiência”.

 

Saindo da rotina
Para o aluno Murilo Pascale Martins de Oliveira, participar do Varal Cultural foi algo “bastante interessante, porque nós pudemos sair um pouco da nossa rotina de, às vezes, ficar só em sala de aula ou voltado para as produções escritas. Como esse foi um projeto que chegou ao público externo à Universidade, a gente se sentiu mais incentivado a fazê-lo também, até mesmo por conta da nossa exposição”.

Murilo diz que a liberdade de poder escolher as pautas e organizá-las e de ter a sua imagem veiculada em um veículo televisivo de comunicação acabou por ampliar o seu “leque de possibilidades” profissionais e fez com que ele experimentasse algo diferente. “No meu grupo, eu creio que ninguém ainda havia realizado uma agenda cultural anteriormente e isso foi ótimo, porque deu a oportunidade de a gente explorar outros segmentos do jornalismo ainda na faculdade e é ótimo que a PUC-Campinas tenha proporcionado esse tipo de experiência à gente”.

“No geral, participar do projeto foi ótimo porque a gente teve um bom tempo para fazer aquilo que era necessário e pôde realizar diversas funções diferentes dentro do programa, o que, sem dúvida nenhuma, tornou toda essa experiência algo bastante agradável”, finaliza o estudante.

Sobre o Projeto Integrador IV: Digitais
A disciplina “Projeto Integrador IV: Digitais” tem como objetivo principal integrar teoria e prática jornalística, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula em um ambiente autêntico e voltado para o mercado através da produção de conteúdos multimidiáticos, do desenvolvimento de habilidades técnicas e de uma visão crítica sobre o papel do jornalista na sociedade.



Daniel Bertagnoli
7 de janeiro de 2025