Perfil do Profissional
Formar profissionais competentes para o mercado de trabalho, familiarizados com a realidade econômica brasileira, com um comprometimento social consciente.
A PUC-Campinas figura entre as melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2024, um dos três rankings mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade. No Brasil, 35 instituições atingiram a pontuação para figurar no ranking 2024, sendo apenas sete particulares.
O ranking Times Higher Education (THE) para a América Latina 2023, apontou a PUC-Campinas como a melhor universidade privada brasileira fora das capitais e uma das sete melhores do Brasil. Ela também aparece em sexto lugar no quesito qualidade de ensino pelo ranking, que avaliou 197 instituições em 15 países.
A PUC-Campinas está entre as 10 melhores instituições de ensino superior privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, da Folha de São Paulo, que avaliou 203 universidades brasileiras. No Guia da Faculdade 2023, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, a Universidade está no ranking das 11 particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do país, sendo a única fora das capitais. O ranking avaliou mais de 18 mil instituições de ensino superior.
45% dos estudantes da Universidade fazem estágio remunerado e já estão conectados ao mundo do trabalho. Isso devido ao Escritório de Talentos e Carreiras da PUC-Campinas. Além de criar uma Central de Vagas e gerenciar os estágios obrigatórios e não obrigatórios dos alunos da Universidade, o Escritório de Talentos e Carreiras também ajuda o estudante em seu processo de capacitação, confecção de currículo, network, preparação para entrevistas, entre outros.
Em relação ao mercado de trabalho, o curso deverá capacitar o egresso a atuar junto às empresas privadas e públicas, instituições financeiras, entidades governamentais, atividade por conta própria, etc. Ao dar ênfase à realidade econômica brasileira, o curso deverá estar comprometido com o estudo da realidade econômica do Brasil e sua inserção na economia internacional, envolvendo desde questões nacionais até as questões regionais e locais. Em relação ao comprometimento social consciente, o curso deverá estimular o aluno a desenvolver sua sensibilidade para as questões sociais, como fruto de uma reflexão consciente e com respeito à ética.
Proporcionar uma sólida formação teórica, instrumental, histórica e humanística, que permitam compreender a realidade econômica nacional, regional e local. Como formação teórica, pela carga horária proposta, o curso deverá dar uma sólida base de teoria econômica e métodos quantitativos, como instrumento de análise da nossa realidade. Como formação histórica, o currículo deverá dar uma sólida base histórica que contribua para a compreensão das questões econômicas atuais. O perfil humanista proposto está condizente com a natureza da ciência econômica, colocando a economia a serviço do homem e não o contrário.
Desenvolver o pensamento econômico crítico, plural e transformador, possibilitando uma ação eficaz no trato dos problemas da realidade sócio-econômica em que está inserido. O pensamento crítico está todo permeado na grade curricular proposta. É próprio da educação para a vida. O encadeamento de disciplinas deverá permitir a formação de um profissional inquieto, questionador e criativo, estimulado a se preocupar com fenômenos não só quantificáveis, mas também com aqueles precariamente quantificáveis, imponderáveis ou imprevisíveis, porque a ciência econômica é fundamentalmente social e não uma ciência exata. O pensamento plural poderá ser percebido pelos conteúdos programáticos que serão apresentados oportunamente. Serão reformulados para não privilegiar uma única escola de pensamento econômico, mas as várias correntes do pensamento econômico moderno.
Finalmente, o curso deverá despertar o caráter transformador do ensino da economia, através do esforço de compreensão das dificuldades do desenvolvimento econômico brasileiro contemporâneo.
Formar profissionais competentes para o mercado de trabalho, familiarizados com a realidade econômica brasileira, com um comprometimento social consciente.