- Proporcionar um processo de qualificação diferenciada à profissionais da saúde por meio da atuação em diferentes cenários da saúde pública a fim de potencializar a integração destes sistemas, norteados pelos princípios do SUS;
- Propiciar uma formação crítico-reflexiva na perspectiva do desenvolvimento de competências técnico-sócio-políticas, ético-humanísticas e de relações interpessoais com o propósito de provocar mudanças nos modos de pensar-fazer saúde individual e coletiva a partir de uma concepção ampliada de saúde, sustentada nos Princípios e Diretrizes do SUS, assim como desenvolver habilidades para a construção de projetos de intervenção multiprofissional na área de urgência e trauma;
- Formar profissionais especialistas para o atendimento ao paciente grave, no contexto pré ou intra-hospitalar, com habilidades técnicas, conhecimentos específicos e atitudes necessárias ao planejamento; à execução e coordenação de práticas integrais de saúde, destinadas ao contexto hospitalar dentro do panorama complexo das redes da Saúde;
- Desenvolver competências/habilidades/atitudes para o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar;
- Fortalecer o trabalho interdisciplinar, fomentando a transversalidade, a grupalidade e/ou redes de conversação entre trabalhadores;
- Especializar profissionais da área da saúde para atuar na área de urgência e trauma em atividades de assistência, ensino, e gestão, em uma perspectiva interdisciplinar, e de acordo com os princípios do SUS e da Política Nacional de Atenção às Urgências;
- Adotar metodologias de ensino em serviço consonantes à Política de Humanização, de Gestão e de Educação para desenvolvimento do SUS, no sentido de instrumentalizar os profissionais para a qualificação de serviços condizentes às prerrogativas do SUS.