Seminário da Educação fala sobre docências na contemporaneidade
“Docência na contemporaneidade: especificidades, resistências, saberes e práticas” acontece de 1º a 3 de outubro, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I
Começou, nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, o XIII Seminário da Faculdade de Educação e XI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação “Docência na contemporaneidade: especificidades, resistências, saberes e práticas”, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I da Universidade.
A palestra de abertura do evento “Docências na contemporaneidade: especificidades e resistências”, ministrada pela professora Débora Mazza, da Faculdade de Educação da Unicamp, falou sobre o que é ser professor na sociedade brasileira hoje em dia, com todos os desafios enfrentados, no sentido de que é preciso resistir para desempenhar o papel de professor.
O evento vai até o dia 3 de outubro, das 8h às 11h30, das 13h30 às 17h e das 19h30 às 22h30, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I da Universidade.
Para a Diretora da Faculdade de Educação, Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy, o Seminário traz uma oportunidade de reflexão para a comunidade acadêmica. “Alunos, professores e demais interessados poderão debater sobre a docência na atualidade em todas as suas especificidades, nas práticas e possibilidades que ela oferece”, destaca.
O objetivo do evento é promover a difusão do conhecimento, ampliar e fortalecer as relações entre a Universidade, escolas, professores, pesquisadores e a sociedade, impulsionando a articulação Investigação-Formação-Inovação, divulgação e reconhecimento de boas práticas educativas.
Confira a programação:
01/10/2018
19h30 às 22h30
Conferência: “Docências na contemporaneidade: especificidades e resistências”
Convidada: Dirce Zan – Faculdade de Educação da Unicamp
Local: Auditório Cardeal Agnelo Rossi
02/10/2018
8h às 12h
Salas de Aula – Bloco C
Oficinas Temáticas:
Contos e Encantos da Imaginação – Eliane de Ávila Lima
A Construção das Estruturas Infralógicas de Espaço e a Reversibilidade de Pensamento – Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel
Como Construir um Ambiente Cooperativo em Sala de Aula? Propostas para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Ana Paula Faria de Brito e Bárbara Sparapan
O Trabalho na Educação Infantil na Perspectiva da Pedagogia Waldorf – Luciana dos Santos Gonçalves
13h30 às 17h
Atividade: Pôsteres, Comunicação Oral e Palavra de Professora
Local: Salas de Aula – Bloco E
19h30 às 22h30
Salas de Aula – Bloco C
Oficinas Temáticas:
Contos e Encantos da Imaginação – Eliane de Ávila Lima
A Construção das Estruturas Infralógicas de Espaço e a Reversibilidade de Pensamento – Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel
Como Construir um Ambiente Cooperativo em Sala de Aula? Propostas para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Ana Paula Faria de Brito e Bárbara Sparapan
O Trabalho na Educação Infantil na Perspectiva da Pedagogia Waldorf – Luciana dos Santos Gonçalves
03/10/2018
8h às 12h
Mesa-redonda: “Docências na contemporaneidade: saberes e práticas para a docência”
Lançamento do livro “Afetividade”
Convidadas: Kátia Regina Xavier Pereira da Silva e Marcelle Moreira
Local: Auditório Cardeal Agnelo Rossi
13h30 às 17h
Atividade: Pôsteres, Comunicação Oral e Palavra de Professora
Local: Salas de Aula – Bloco E
19h30 às 22h30
Mesa-redonda: “Docências na contemporaneidade: Educação Social em Debate”
Lançamento do livro PIBID
Convidadas: Angela Viana Machado Fernandes (UESB) e Thaís Speranza Righetto (FEAC)
Local: Auditório Cardeal Agnelo Rossi
Serviço
Seminário sobre produção de conhecimento na Educação
Data: 1º, 2 e 3 de outubro
Horário: das 8h às 11h30, das 13h30 às 17h e das 19h30 às 22h30
Local: Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I