O Curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, considerando sua vocação científica, a necessidade de formação de profissionais capacitados no campo da arquitetura e do urbanismo e de docentes para o ensino superior, ainda, a melhoria da qualidade do ensino e das funções sociais da Universidade, assume os seguintes objetivos:
- Consolidar e ampliar as características do atual programa da PUC-Campinas como centro de referência no ensino, pesquisa e extensão, funcionando simultaneamente como polo formador de professores universitários e pesquisadores e como fonte permanente de inovação em arquitetura, urbanismo e gestão do território.
- Consolidar e ampliar as características do programa como centro de ensino e pesquisa especializado em arquitetura e urbanismo, de forma a nuclear claramente a área de concentração e linhas de pesquisa sobre as temáticas da teoria, história, crítica, projeto, inovação e gestão da arquitetura e urbanismo.
- Qualificar os participantes do programa para serem docentes e pesquisadores, tendo como fio condutor a produção de conhecimentos relevantes, atuais e inovadores, bem como aptos à reflexão sobre a prática educativa e investigativa.
- Desenvolver os objetivos acima expressos por meio da consolidação dos Grupos de Pesquisa, certificados pela PUC-Campinas junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, que sustentam as Linhas de Pesquisa do Programa.
A história da construção da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo na PUC-Campinas iniciou-se junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo quando, no início dos anos 90, com a implantação do Regime de Carreira Docente, os docentes puderam dedicar-se à pesquisa. A construção de projetos e grupos de pesquisa foi se tornando uma realidade e iniciou-se uma fase de incentivo à participação de alunos da graduação nestas pesquisas através:
- do fomento da PUC-Campinas, com recursos dos programas de iniciação científica do CEAP e do CNPq – Programa PIBIC;
- da busca de recursos externos junto ao CNPq e à FAPESP;
- da implantação, em 1992, do PET (Programa Especial de Treinamento) da CAPES.
A implantação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo dos cursos de especialização Lato Sensu a partir de 1995 também se constituiu em uma iniciativa importante para a construção da nossa pós-graduação. Assim, em 1995, foi criado o curso de especialização “Urbanismo Moderno e Contemporâneo”; em 1996, o de “Gestão do Território”; e, em 1998, o de “Patrimônio Arquitetônico: teoria e projeto”.
Uma base sólida estava criada para o novo passo: a implantação da pós-graduação Stricto Sensu. Neste momento, precisamente em 1997, foi implantado o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, com o oferecimento do “Mestrado em Urbanismo”, quando a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo alcançava já significativos resultados na produção das pesquisas dos corpos docente e discente envolvidos nestas pós-graduações e grupos de pesquisa.
O Mestrado em Urbanismo da PUC-Campinas foi estruturado a partir de duas Linhas de Pesquisa, a saber: Gestão Urbana, História do Pensamento Urbanístico.
As atividades do Programa de Pós-Graduação são coordenadas pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação, sob a supervisão próxima do Conselho de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Este conselho é constituído pelo Coordenador do Programa, por dois representantes dos docentes do Programa e por um representante discente do curso.
A PUC-Campinas vem favorecendo a qualificação do seu corpo docente, capacitando-o para a pesquisa. A titulação obtida por inúmeros docentes em outras instituições de ensino superior, sobretudo o grau de doutor, implicou a participação deste corpo docente em grupos de pesquisa destas instituições externas, enquanto obtinham suas qualificações. Hoje, após este processo de formação de pesquisadores, a PUC-Campinas está totalmente capacitada para desenvolver seus próprios centros e laboratórios de pesquisa, pois conta com um efetivo de pesquisadores titulados com excelente capacitação.
A reforma institucional de 2001 que agrupou áreas do conhecimento em centros universitários integrou o Programa de Pós-Graduação em Urbanismo no Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC), possibilitando a aproximação de pesquisadores de outras áreas correlatas, sobretudo dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Geografia, e Química, propiciando a consolidação de grupos de pesquisa que permitem hoje as condições necessárias para uma consolidação deste Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.
A partir de 2010 iniciou-se a reestruturação do projeto pedagógico com vistas ao Doutorado. Em 2013 o Curso de Doutorado em Urbanismo foi implantado, após aprovação pela CAPES, consolidando o Programa. Assim, foi possível desenvolver pesquisas mais robustas, com a permanência mais longa dos doutorandos nos projetos, com maior produção e intensificação da vida acadêmica do Programa. Passou-se também a receber pesquisadores brasileiros e estrangeiros para Pós-Doutorado.
Com a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, formando nossos primeiros doutores, o Programa voltou-se para formular uma reestruturação pedagógica visando ampliá-lo para Arquitetura e Urbanismo, de forma a corresponder à própria organização da Graduação, visando oferecer formação acadêmica adequada aos graduados com interesse em pesquisa e docência em Arquitetura, além do Urbanismo.
Assim, depois de dois colóquios internos, formulou-a proposta para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo – POSURB-ARQ, aprovada em 2017 pela CAPES e implantada em 2018. Como decorrência, mudou-se a área de concentração do Programa para Arquitetura, Urbanismo e Território.
O Curso destina-se à formação e à capacitação de docentes, pesquisadores e profissionais graduados em Arquitetura e Urbanismo ou nas demais áreas afins à planificação urbana, ambiental e territorial e à análise crítica e histórica da produção arquitetônica e urbanística como: História, Turismo, Jornalismo, Geografia, Engenharia Ambiental, Economia, Ciências Sociais.