Alunas da faculdade de Relações Públicas têm artigo publicado em importante revista da área de Comunicação

Texto traz aspectos da comunicação organizacional e da sociedade do espetáculo no filme de ficção cientifica “O Círculo”

O artigo “Ficção Cientifica, Sociedade do Espetáculo e Comunicação Organizacional: Perspectivas em O Círculo (2017)”, desenvolvido e orientado pela professora da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas, Célia Padreca, e pelas ex-alunas do curso de Relações Públicas, Ana Catarine Mendes e Mariana Netto de Azevedo, foi publicado na Revista Iniciacom – Revista Brasileira de Iniciação Cientifica em Comunicação social, Vol.13, Nº 2 (2024) – 30ª Edição.

O artigo tem como objetivo identificar aspectos da comunicação organizacional e da sociedade do espetáculo no filme de ficção cientifica “O Círculo”, de 2017. A partir da análise do enredo, dos personagens, do tempo e do espaço no qual se passa o filme é possível desenvolver uma narrativa completa de como a comunicação organizacional se manifesta em uma empresa e como a teoria da sociedade do espetáculo, de Guy Debord, está presente no cotidiano da sociedade moderna.

Para a ex-aluna de Relações Públicas da PUC-Campinas e autora do artigo publicado, Ana Catarine Mendes, “elaborar um artigo publicado em uma revista de prestígio foram experiências extremamente significativas para mim. Essa vivência não apenas aprofundou meu conhecimento sobre metodologias de pesquisa, mas também me proporcionou uma visão mais ampla sobre a área de Comunicação e Relações Públicas”, além disso, ela afirma que “foi uma experiência extremamente enriquecedora”.

Já para a ex-aluna e também autora, Mariana Netto de Azevedo, “foi uma oportunidade para aprofundar meu conhecimento em uma área específica, desenvolver habilidades de pesquisa e análise. Além disso, a publicação em uma revista renomada foi um reconhecimento significativo do nosso trabalho e um importante passo na minha trajetória acadêmica e profissional”.

Os artigos foram elaborados em 2022, no componente curricular de Produção Tecnocientífica em Relações Públicas, sob a orientação da Prof. Dra. Célia Padreca.

Para a diretora da Faculdade de Relações Públicas, Cristina Micaroni Altieri, “desenvolver e incentivar os alunos na elaboração de artigos é uma importante ferramenta na formação dos nossos alunos, além de ser um despertar para futuros pesquisadores”.

Relações Públicas na PUC-Campinas

O Curso de Relações Públicas (RP) da PUC-Campinas atende às exigências dos novos tempos. Com uma abordagem generalista e interdisciplinar, propicia ao aluno uma visão global para atuar no planejamento estratégico e na execução de atividades ligadas a políticas gerais de comunicação e de relacionamentos de uma organização. Quer saber mais? Acesse a página do curso clicando aqui!

Carlos Giacomeli
16 de setembro de 2024