Alunos da PUC-Campinas realizam gratuitamente conceituado teste de proficiência em inglês

A aplicação aos 77 inscritos aconteceu na Escola de Linguagem e Comunicação, no Campus I

Setenta e sete estudantes da PUC-Campinas realizaram no último dia 12 de setembro, em duas salas da Escola de Linguagem de Comunicação (ELC), no Campus I, o Test of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program (TOEFL ITP) (do inglês, Teste de Inglês como Língua Estrangeira – Programa de Testes Institucionais), de forma gratuita. O exame é um dos mais prestigiados e bem aceitos testes de proficiência em língua inglesa de todo o mundo.

A aplicação foi uma parceria entre a Universidade, através de seu Departamento de Relações Externas (DRE), e a Mastertest Educational, distribuidora exclusiva da prova em território brasileiro, que já mantinham anteriormente uma parceria de longa data para a concessão de desconto de 20% no valor da inscrição aos seus alunos e professores, porém, esta foi a primeira vez que foram ofertadas inscrições de modo gratuito.

De acordo com Evandro Marcelino Martins, analista de relações internacionais do Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas, o TOEFL ITP conta com especial importância para os alunos e alunas de Letras, Relações Internacionais e Administração – Comércio Exterior que, no mercado de trabalho, poderão ser exigidos a respeito de sua proficiência em inglês. Já para aqueles que pretendem realizar uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e que necessitam comprovar fluência na língua inglesa para poder cursá-la, ele pode ser usado, eventualmente, para que seja realizada essa comprobação.

O TOEFL ITP foi ministrado, no último dia 12 de setembro, à 77 estudantes da PUC-Campinas, que o realizaram em duas salas da Escola de Linguagem de Comunicação (ELC), localizada no Campus I.

O TOEFL ITP foi, segundo Evandro, uma oportunidade de os alunos e alunas testarem o nível de domínio da língua inglesa e identificarem eventuais pontos de melhora em uma ou mais competências analisadas.

“A escrita, por exemplo, pode ser o ponto forte de um estudante, mas a escuta pode ser melhor desenvolvida, então, muitas vezes, o aluno ou aluna prefere passar pelo TOEFL ITP antes de fazer o TOEFL Internet-Based Test (IBT) (do inglês, Teste Baseado na Internet), que é a versão mais completa, realizada em computador. Essa versão, inclusive, é a mais exigida por instituições no exterior e é extremamente válida no caso de o estudante querer realizar um intercâmbio ou mesmo se inscrever em um programa de pós-graduação em uma universidade estrangeira”, comenta o analista de relações internacionais.

Ele completa dizendo que “é por isso mesmo que é tão importante que essa oportunidade que a PUC-Campinas ofereceu aos seus estudantes e docentes seja apreciada”.

A aplicação do TOEFL ITP aos estudantes da PUC-Campinas, em caráter gratuito, aconteceu em virtude de uma parceria entre a Universidade, através de seu Departamento de Relações Externas (DRE), e a Mastertest Educational, distribuidora exclusiva da prova em território brasileiro.

Sobre o exame
O TOEFL é um dos exames de proficiência em língua inglesa mais aceitos no mundo para o ingresso em universidades, realização de intercâmbio e, no Brasil, para o ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

O teste é disponibilizado nas modalidades ITP, realizado em papel, e IBT, realizado via internet. No primeiro caso, é analisada a leitura (reading), a escrita (writing) e a escuta (listening) do avaliado, sendo que, no fim, este recebe uma nota para cada uma dessas habilidades e uma nota geral. No caso do IBT, além de analisar as habilidades citadas, a prova também avalia a fala (speaking). Esse último, inclusive, é o exame de maior aceitação em todo o planeta para o ingresso em instituições estrangeiras onde as aulas são ministradas em língua inglesa.

O TOEFL ITP, por sua vez, é, segundo Evandro, sempre uma oportunidade de testar o nível de domínio da língua inglesa e identificar eventuais pontos de melhora em uma ou mais competências analisadas. Após a sua realização, a pessoa inscrita pode optar por obter a sua pontuação (score) e um certificado impresso de parede, pelo qual ela tem de pagar uma taxa de R$878. Os estudantes da PUC-Campinas que realizaram o teste, em virtude da parceria com a Mastertest Educational, contaram com um desconto de 71,52% e pagaram somente R$250.

Para saber mais sobre o teste, basta enviar um e-mail para operacional@toeflbr.com.br, acessar o portal da Mastertest Educational, clicando aqui, ou as redes sociais da empresa, clicando no nome de cada uma delas: Facebook e Instagram.

Daniel Bertagnoli
7 de outubro de 2024