Alunos de Engenharia de Computação participam de maratona de programação em Sorocaba

O evento visou promover habilidades em algoritmos, programação e resolução de problemas

Doze estudantes da Faculdade de Engenharia de Computação da PUC-Campinas, todos cursando entre o sexto e o oitavo período, participaram, no último dia 31 de agosto, da etapa regional da Maratona SBC de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação e realizada nas instalações da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sorocaba.

O evento, voltado para estudantes universitários, teve como principal objetivo promover o desenvolvimento de habilidades em relação a algoritmos e programação, bem como desenvolver práticas de resolução de problemas de forma criativa e eficiente. As equipes foram compostas por três estudantes e um professor atuando como técnico.

Durante a competição, os times receberam um conjunto de problemas e tiveram de resolvê-los utilizando, como exemplos, linguagens de programação como C, C++, Java ou Python, dentro de um limite de tempo de cinco horas. As soluções foram avaliadas em tempo real e o time que resolveu o maior número de problemas no menor tempo foi o vencedor.

De acordo com o coach de todas as equipes que disputaram o torneio pela PUC-Campinas, o docente da Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade, Prof. Dr. Ademar Takeo Akabane, certos problemas requereram apenas compreensão, enquanto que outros exigiram conhecimentos de técnicas mais sofisticadas, sendo que alguns foram “realmente muito difíceis de serem resolvidos”.

Quanto ao julgamento, este foi estrito. Nos enunciados dos problemas constaram exemplos dos casos de testes (conjuntos de condições usadas para a realização de um teste de software), mas os times não tiveram acesso aos testes realizados pelo sistema que avalia automaticamente as soluções submetidas, verificando se o programa gera as saídas corretas para os casos de teste fornecidos.

“A cada submissão incorreta de um problema (quando a solução proposta apresentou uma resposta errônea dos testes) foi atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguiu resolver o maior número de problemas, no menor tempo acumulado, com as penalidades, foi declarado o vencedor”, explica o professor.

A equipe da PUC-Campinas melhor colocada foi “Ó o Lobão”, composta por Amanda Soares da Silveira, Lucas Bertola da Silva e Luiz Henrique Souza Custódio da Silveira, que ficou na 23ª colocação; seguida por “Samba, Amor e Verão”, formada por Enzo Fabrício Monteiro Correia de Souza, André Augusto Bernabé da Costa Marques e Rafael Mazolini Fernandes, na 37ª colocação. “Dupla de Três”, constituída por Eduardo da Silva dos Santos, Leonardo Seiji Kaetsu e Victor de Melo Roston, no 38º lugar; e “Commits”, representada por Daniela Akemi Hayashi, Beatriz Cupa Newman e Gabriel Hideki Yamamoto, na 39ª posição, fecharam o rol dos representantes da Universidade. Com os resultados obtidos, os quatro times não conseguiram a classificação para a etapa nacional da Maratona SBC.

Ademar, no entanto, explica que a participação dos alunos visa, na verdade, estimular a busca por experiências que complementem o currículo formal e que essas competições permitem que os estudantes desenvolvam habilidades como “resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico”. Ele ressalta ainda que a ida dos participantes da PUC-Campinas ao evento só foi possível com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade.

Sobre a Maratona SBC
A Maratona SBC de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996 e que nasceu das competições regionais classificatórias para as etapas mundiais da competição de programação: a International Collegiate Programming Contest (ICPC), sendo parte da super regional latino-americana do evento.

Ela se destina a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática e correlatos).

O coach lembra que a competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão e que, “a cada ano que passa, as instituições de ensino e, principalmente, as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona”.

Várias instituições de ensino superior do Brasil desenvolvem competições locais para escolher os seus melhores times para competirem na Maratona de Programação e os melhores na final nacional são selecionados para participarem das finais latino-americanas da competição: a “Programadores de América”, onde são selecionados os times que representarão a América Latina nas finais mundiais do ICPC, que conta, em geral, com a participação de 75.000 competidores de mais de 3.500 universidades de cem países diferentes. Só na América Latina já foram mais de 100 mil participações de estudantes na etapa regional, dos quais, aproximadamente, um terço composto por brasileiros.

Daniel Bertagnoli
1 de outubro de 2024