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Alunos de Publicidade da PUC-Campinas conquistam prêmio de melhor propaganda outdoor

Pedro Nakata e Gabriel Palma venceram com o trabalho “Linhas que Conectam Corações”

Os estudantes de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas, Pedro Henrique Amaral Nakata e Gabriel del Roio Salema Palma, foram os vencedores do 23º Prêmio Central de Outdoor, na categoria estudantil, realizado no último dia 18 de setembro, no auditório do Renaissance São Paulo Hotel, na capital paulista, com o trabalho “Linhas que Conectam Corações”. Além da dupla, conquistaram o segundo lugar as alunas Gabriela Selime, Isabella Godoy e Samara Avona, com o trabalho “As Ruas se Encontram”.

Ao todo, dezesseis estudantes da Universidade, divididos em cinco equipes (chamadas de agências) concorreram ao prêmio. Eles participaram da celebração, que contou com um coquetel realizado pela Central de Outdoor, promotora do evento, e foram acompanhados dos professores Me. Hugo Gimenes de Lima, diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda; Me. Sérgio de Godoy Pires; e Dr. Felipe de Carvalho Mattei.

Gabriel (à esquerda) e Pedro ladeiam Halisson Pontarolla, o presidente da Central de Outdoor, promotora da premiação.

Neste ano, a premiação contou com o slogan “Criatividade que Conecta” e o tema da categoria estudantil foi “Conexões Humanas, Conexões Urbanas” e buscou explorar a intersecção entre a vida nas cidades e as relações humanas, tendo sido premiada a ideia mais inovadora e que melhor explorou a complexidade dessas conexões e conseguiu mostrar como a publicidade pode contribuir para construir laços mais fortes entre as pessoas e as cidades em que vivem.

Dois anos seguidos
Após uma pausa de dez anos, no ano passado, a solenidade voltou a ser realizada e a Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas já havia vencido na mesma categoria. Neste ano, dos seis trabalhos indicados para concorrer ao prêmio, cinco foram da PUC-Campinas e um da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os projetos foram premiados com ouro, prata e bronze. Pedro e Gabriel, como vencedores, receberam ainda um certificado e um troféu e o trabalho de ambos está sendo veiculado em placas dos patrocinadores do evento, espalhadas por todo o Brasil.

De acordo com o diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda, a importância do prêmio se dá pela valorização de “uma peça publicitária que é muito conhecida, de grande utilidade e que ainda é bastante utilizada, que é o outdoor, ou seja, é um prêmio de grande expressividade”.

Ele continua dizendo que “além disso, existe a questão da valorização do próprio aluno, pois ele passa a ser julgado por profissionais do mercado e não só pelos professores. Isso valoriza, não só o trabalho deles, mas também o dos docentes, uma vez que, no fim, tudo é resultado daquilo que os professores e a Universidade vêm fazendo na formação desse aluno e é importante lembrar que dos seis concorrentes, cinco eram da PUC-Campinas, o que mostra que os nossos estudantes, os nossos professores e a Universidade como um todo estão sendo muito bem avaliados pelo mercado”.

Da esquerda para a direita, o Prof. Me. Hugo Gimenes de Lima, diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda; as alunas conquistadoras da medalha de prata, Gabriela Selime, Samara Avona e Isabella Godoy; e o Prof. Me. Sérgio de Godoy Pires.

“A Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas completou, neste ano, 54 anos de existência, ou seja, é um curso de tradição, e é importante que nossos alunos participem de eventos dessa ordem, pois eles acabam sendo vistos por personalidades do mundo da publicidade. Durante o coquetel, por exemplo, eles foram muito abordados por profissionais do mundo da publicidade a fim de serem parabenizados, então foi realizado um importante networking e eles puderam visualizar um pouco do que é o mercado publicitário, o que é muito importante para eles”, explica o diretor.

Ouro e prata
Pedro Henrique Amaral Nakata, aluno do 4º período e um dos estudantes que conquistou o ouro com a equipe Agência Conex, comenta que já estava feliz somente pelo fato de ser finalista do prêmio e que, após ver o alto nível dos outdoors criados pelos outros grupos, ficou apreensivo com a possibilidade de não vencer, porém, após o êxito alcançado, ele disse entender o quão grandioso era, não só vencer, mas estar entre os finalistas e ser avaliado por profissionais tão importantes do ramo, o que lhe deu “um sentimento de conquista bastante grande, o que foi muitíssimo gratificante”.

O grupo, a princípio, composto por seis pessoas, optou por se dividir em duplas em virtude do regulamento da premiação que permitia, no máximo, cinco alunos por equipe. Sobre o trabalho, Pedro diz que “o Gabriel e eu quisemos juntar a ideia de algo que fosse, ao mesmo tempo, bem urbano e bem humano. Dentro do tema ‘Conexões Humanas, Conexões Urbanas’, a ideia inicial foi de fazer um coração, que representaria a parte humana e de conexão entre as pessoas, porém o coração seria feito de linhas de metrô, representando a parte urbana, tendo ao lado a frase ‘linhas que conectam corações’, mas achamos que estava simples demais, então reformulamos a arte e ela ficou do modo tal qual foi apresentada aos jurados”.

Trabalho realizado pelos alunos Pedro Henrique Amaral Nakata e Gabriel del Roio Salema Palma foi o vencedor do 23º Prêmio Central de Outdoor na categoria estudantil.

A estudante Isabella Godoy, que também cursa o 4º período e que fez parte da equipe Soul Publicidade, que conquistou o segundo lugar, diz ter sido muito importante e especial ter conquistado a medalha de prata porque “nos trouxe um sentimento de valorização ainda maior pelos trabalhos que realizamos para a Faculdade e pela dedicação que colocamos neles”.

Sobre o outdoor, ela explica que “quando recebemos o briefing do trabalho e pesquisamos sobre o tema, logo de início pensamos em trazer uma reflexão maior sobre a malha urbana das cidades e todas as trajetórias diferentes que se cruzam, criando espaço para as interações humanas e sociais, pois a cidade é o espaço para os encontros e a mídia out of home (OOH) se utiliza do espaço da cidade, das ruas, principalmente para impactar as pessoas e acreditamos que a frase e a arte escolhidas harmonizaram em muito com o tema proposto pela organização do prêmio”.

Obra criada pelo trio de alunas composto por Gabriela Selime, Isabella Godoy e Samara Avona conquistou o segundo lugar na categoria estudantil do 23º Prêmio Central de Outdoor.

Sobre o prêmio
Aberto às agências de publicidade, designers independentes e estudantes de Comunicação Social e Publicidade e Propaganda de todo o país, o 23º Prêmio Central de Outdoor é o único exclusivamente voltado para as mídias out of home (OOH), também conhecidas como publicidade ou mídia exterior, e é dividido em duas categorias: estudantil e profissional.

O Prêmio Central de Outdoor é o único exclusivamente voltado para as mídias out of home (OOH) e estudantes da Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas o conquistaram pela segunda vez consecutiva.

A categoria profissional foi dividida ainda em “clássico” (outdoor tradicional), “outside” (frontlight; empenas; busdoor; painéis em aeroportos e metrôs; mobiliário urbano e painel rodoviário), “digital OOH” (painéis digitais), “design independente” (qualquer tipo de mídia OOH que tenha sido desenvolvida por designers não empregados em agências) e a estreante “ESG” (todo tipo de mídia OOH que prove ter abordado práticas previstas nos pilares propostos pelo ESG – Social, Ambiental e Governança, tanto em seu conteúdo quanto em sua execução). Em todos os casos (exceto na categoria estudantil, cujos trabalhos tiveram de ser produzidos para concorrer ao prêmio, sem nenhum tipo de prazo), as peças precisaram ter sido veiculadas em empresas afiliadas à Central de Outdoor entre 1º de maio de 2023 e 30 de abril de 2024.

Processo de escolha
Para concorrerem ao prêmio, os alunos e alunas da PUC-Campinas, do segundo e terceiro anos da Faculdade de Publicidade e Propaganda, passaram por um processo avaliativo dentro da sala de aula, e também no mercado de trabalho, e alguns professores foram designados para capitanearem esse procedimento de escolha dos trabalhos que seriam indicados ao prêmio.

Após a leitura de todo o regulamento e entendimento da temática proposta, os estudantes puderam se inscrever, com as devidas orientações dos professores responsáveis. No dia 5 de setembro, terminado o prazo de inscrição, foi publicada a lista da premiação com os seis melhores trabalhos, que, por fim, acabaram concorrendo ao grande prêmio.

Agências
Os estudantes concorreram vinculados a “agências”, que nada mais eram do que os grupos dos quais eles participaram na Faculdade de Publicidade e Propaganda e que eram assim chamados com o intuito de se seguir na categoria estudantil o padrão estabelecido para as categorias profissionais.

Pedro (à esquerda) e Gabriel ao lado de Guillermo de Lella, um dos fundadores e vice-presidente da Asociación Latinoamericana de Publicidad Exterior – OOH (ALOOH).

“Os alunos se reuniram em ‘agências’ para desenvolver todos os trabalhos que aconteceram ao longo do semestre. Normalmente, quando isso acontece, são seis equipes na Faculdade toda, mas como a categoria estudantil permitiu a inscrição de, no máximo, cinco alunos por grupo, as agências foram divididas e, após essa separação, cada uma delas apresentou o seu próprio trabalho”, esclarece o diretor Hugo.

Além dos alunos que ficaram em primeiro e segundo lugar, os graduandos da PUC-Campinas que concorreram ao Prêmio Central de Outdoor deste ano foram: Arthur Diegues Martins, João Victor Regolin e Lucas Souza Vieira, pela Orange Comunicação, com o trabalho “Onde Histórias se Cruzam”; Giulia Boiatti, Guilherme Tesoni Marchiori, Isadora Placco, Marcela Silverio e Pietra Santos, pela Agência Moth, com o trabalho “Toda Ligação Importa”; e Amanda Ellen Martins Lima, Rauany Odesio da Silva e Thaine Beatriz Pereira, pela Fôuki Publicidade, com o trabalho “Conectando Ideias”.

Corpo de jurados
As peças profissionais e estudantis foram julgadas e eleitas por profissionais de reconhecida competência publicitária, que atuam em agências de propaganda ou diretamente com anunciantes; por representantes das entidades do setor; e por membros de editorias, tanto da imprensa especializada quanto de propaganda e marketing da grande imprensa.

As notas dadas foram de 1 a 5 para cada peça inscrita, considerando casas decimais e os jurados ligados a agências de propaganda ou a anunciantes não puderam votar em trabalhos com os quais tenham tido qualquer tipo de ligação em sua criação ou aprovação.



Daniel Bertagnoli
24 de setembro de 2024